mobilidade

Equipe do Deracre realiza manutenção da Via Chico Mendes no período noturno

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) intensificou, nesta terça-feira , 6, os serviços de tapa-buraco no trecho da rodovia AC-40 que corresponde à Via Chico Mendes, em Rio Branco.

Trabalhadores do Deracre seguem com os serviços na via. Foto: Eudes Goes/Deracre

“Nosso objetivo é realizar o serviço de forma mais rápida, para melhorar o pavimento da via e melhorar a mobilidade de veículos e pedestres, e em breve o serviço de recapeamento asfáltico deve ser retomado”, afirmou o diretor de Operações, Ronan Fonseca.

O Deracre montou uma frente de serviço para atuar no período noturno. A equipe é composta por 20 agentes técnicos e oito máquinas, que atuam na aplicação de cerca de 30 toneladas de asfalto na via. O diretor ressaltou que, com menos veículos em circulação, a equipe consegue realizar a manutenção de forma mais rápida e causando menos transtornos ao trânsito.

“Facilita muito a vida do cidadão e rende praticamente o dobro do trabalho feito durante o dia”, destacou Ronan.

Frente de serviço opera à noite para intensificar o rendimento da obra. Foto: Eudes Goes/Deracre

Segundo o engenheiro do Deracre, Tadeu Castelo, os trabalhadores promovem os serviços de reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica.

“Identificamos os pontos críticos da via, onde está sendo feita a troca de solo, forrado com uma camada de brita graduada simples e aplicação de um nova camada asfáltica”, relatou o engenheiro, ressaltando que o trabalho visa eliminar buracos, desnivelamento da via e desgastes causados pelo tráfego intenso de veículos pesados e pelas ações climáticas.

Trabalho de manutenção das estradas é contínuo. Foto: Eudes Goes/Deracre

Com essa ação, o governo do Estado deve proporcionar mais segurança e comodidade aos condutores e pedestres que circulam na principal via que interliga os dois distritos de Rio Branco. A aplicação da nova camada asfáltica na Via Chico Mendes conta com recursos de R$ 4,8 milhões, oriundos de emenda parlamentar apresentada em 2019, pelo então senador Gladson Cameli.