Equipe da SEDSS visita municípios do Juruá para criar os planos de trabalho

Objetivo é dar continuidade ao Programa de Inclusão Socioprodutiva

sedds_onofre_brito_01.jpg

Rodrigues Alves foi o primeiro município a ser visitado pela equipe da SEDDS (Foto: Onofre Brito/Secom)

Os municípios do Vale do Juruá estão recebendo a visita dos técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento para a Segurança Social (SEDDS) para dar continuidade a um compromisso assumido pelas prefeituras de investimento no desenvolvimento social através do Programa de Inclusão Socioprodutiva. O objetivo da visita é operacionalizar o compromisso e criar os planos de trabalho junto aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e com as secretarias envolvidas.

O programa foi lançado no mês passado pelo Governo do Estado e visa fortalecer e desenvolver empreendimentos ligados às cadeias produtivas prioritária do estado, em zonas rurais e urbanas com assistência técnica, com qualificação profissional e infraestrutura, conforme informação da Secretária adjunta da SEDSS, Mariana Paiva Antonio. Em 17 municípios do Estado o programa vai investir R$ 43 milhões em 114 empreendimentos, com previsão de gerar 4.100 empregos diretos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e ainda oferecer cinco mil vagas em cursos preparatórios para inserir os beneficiários nas atividades socioprodutivas e garantir o sucesso delas. Dentre as cadeias produtivas estão grãos, mandioca, pescado, hortifruticultura, alimentação, vestuário, madeira, não-madeireiros, artesanato, borracha natural, comércio solidário, reciclagem de materiais e serviços.

Em Rodrigues Alves – primeiro município visitado – equipe da SEDSS foi recebida pelo prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) e secretária de Ação Social, Mônica Freitas. Como lembrou o prefeito, o município que dirige tem população predominantemente rural, localizada em 12 assentamentos. Ele destacou a importância do Programa Socioprodutivo acreditando que através dele se poderá desestimular o êxodo rural, levando mais qualidade de vida ao interior.

Rodrigues Alves é grande produtor de bananas e tem dois empreendimentos cadastrados no programa: "A Muralha" na comunidade Nova Cintra e o empreendimento da Praia da Amizade, ambos referentes ao artesanato e à produção de bananas. Segundo a secretária Mariana, a SEDSS negocia com o Ministério do Trabalho (parceiro do programa) para se conseguir incluir uma fábrica de beneficiamento da banana para a Nova Cintra. Para os moradores da Praia da Amizade também será construída uma fábrica de doce de banana com recursos do Governo do Estado.