Enfermeiros são treinados para atender emergência cardiorrespiratória

A capacitação visa aumentar a qualidade da assistência prestada aos usuários (Foto: Álefe Souza)
A capacitação visa aumentar a qualidade da assistência prestada aos usuários (Foto: Álefe Souza)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito promoveu na tarde desta sexta-feira, 20, o curso de Emergência PCR (Parada Cardiorrespiratória). O treinamento teve duração de seis horas e foi oferecido, inicialmente, aos enfermeiros da unidade e das UPAs da Cidade do Povo e Franco Silva. Na próxima semana, técnicos de enfermagem e médicos também devem passar pela capacitação.

De acordo com o enfermeiro Ivan Santana, o curso tem como objetivo alinhar a condução do procedimento técnico a ser realizado quando o paciente apresentar quadro de parada cardiorrespiratória, além de possibilitar aos profissionais que saibam realizar as primeiras intervenções, independentemente do setor em que o paciente esteja, diante de uma dificuldade respiratória ou parada cardiorrespiratória propriamente dita.

“A ideia é repassar aos funcionários manobras baseadas nas diretrizes mundiais de ressuscitação cardiorrespiratória. Esse conjunto de manobras é aplicado em pacientes com PCR e visa o retorno da circulação espontaneamente com o mínimo de dano neurológico”, informou Santana.

Para a gerente da UPA do Segundo Distrito, Ana Carla Clementino, a capacitação visa aumentar a qualidade da assistência prestada na unidade aos usuários. “Um dos preceitos fundamentais do governo do Estado é proporcionar bom atendimento aos pacientes, e é isso que pretendemos com esse curso”, disse Ana Carla.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter