O Grupo Energisa, conglomerado do setor elétrico do país, se prepara para implantar um projeto pioneiro de energia solar na Comunidade Redenção, em Marechal Thaumaturgo, município de difícil acesso.

O projeto consiste em uma usina fotovoltaica completa, que irá atender as 170 famílias da comunidade. Ela irá produzir energia por meio de painéis solares e a distribuição vai ser feita nas residências com uma média 80 quilowatts-hora hora para cada uma – justamente o valor do cadastro de energia para famílias de baixa renda.

Foto aérea da Comunidade Redenção, localizada na área rural de Marechal Thaumaturgo Foto: Energisa

Segundo Ricardo Xavier, diretor técnico comercial da Energisa no Acre, o projeto é pioneiro no Brasil e vai usar tecnologia de ponta, consistindo em uma rede inteligente, por meio da qual os medidores vão controlar o consumo com mais eficiência e via satélite em tempo real, tanto em gasto quanto em produção.

A Energisa ainda irá capacitar moradores locais com o conhecimento necessário para fazer a manutenção básica nos equipamentos, além da instalação de um sistema de backup com gerador a diesel para emergências.

A Comunidade Redenção fica localizada numa reserva extrativista a 70 quilômetros do centro urbano de Marechal Thaumaturgo, acessível apenas por rio, numa viagem que pode durar até oito horas. Ricardo Xavier ainda destaca que o sonho da energia elétrica é compartilhado pelo governador Gladson Cameli e o deputado estadual Nicolau Júnior, que apoiam o projeto.

As obras para a instalação da usina fotovoltaica devem começar no início do primeiro trimestre de 2020.