Encontro entre acreanos, brasilienses e peruanos é promovido em Brasília

A 23a edição do Sarau Chatô homenageou o Acre e o Peru. A festa multicultural promoveu o encontro de acreanos, brasilienses e peruanos, na noite de terça-feira, 25, na Hípica Hall, em Brasilia.

Na abertura, o embaixador do Peru, Vicente Rojas, e a secretária de Turismo do Acre, Rachel Moreira, falaram da importância do evento multicultural.

“O encontro sela a amizade entre Peru e Brasil que tem como aliado o Acre. Estamos juntos na construção de nosso passado, presente e futuro”, disse Rojas.

“O Acre e o Peru estão unidos, não apenas pelas relações comerciais, mas, pela diversidade cultural que apresentam. Uma fronteira de amizade que se consolida ao longo dos anos. O sarau proporciona essa integração”, comenta a secretária Rachel.

Com um  público estimado de mais de 500 pessoas, o evento apresentou atrações artísticas com shows musicais, exposição fotográfica, contação de histórias, danças típicas e poesia.

O Sarau Chatô reuniu cerca de 500 pessoas (Foto: Rose Farias/Secom)

A gastronomia acreana foi apresentada pela chef Mara Alcamim do Universal Diner, de Brasilia. O menu degustação, com pratos inspirados a partir de receitas de chefs do Acre, satisfez o paladar e matou a saudade de muitos acreanos residentes na capital do país.

“Tudo uma delicia! Provei o risoto de pato e pirarucu à casaca. Vieram à memória as lembranças dos almoços, jantares e festas que serviam essas delicias”, disse o advogado Luís Sá de Lima, que há 20 anos reside na capital federal.

A diversidade musical foi apresentada pela dupla Viajantes del Tiempo, pelo grupo Jarana Peruana e ainda, o show acreano Nossos Sons e Nossas Vozes.

Os artistas Alberan Moraes, Keilah Diniz e Beto Brasiliense mostraram  um  repertório regional, acompanhados pelos músicos acreanos James Fernandes (violão e guitarra), Nilton Bararu (acordeon) e Joao Gabriel (percussão).

Fotografia

Tancremildo Maia Filho, observador de pássaros e fotógrafo, fez questão de registrar a mostra (Foto: Rose Farias/Secom)

Composta por 16  imagens de fotógrafos da secretaria de Comunicação, a mostra apresentou narrativas sobre a diversidade cultural do Acre. A exposição chamou a atenção do público.

Nascido em Rio Branco e criado em Cruzeiro do Sul, o arquiteto Tancremildo Maia Filho, observador de pássaros e fotógrafo com livros lançados na área, aproveitou para registrar imagens da mostra. “Em breve estarei no Acre para mergulhar em um de meus projetos. Essas imagens são encantadoras”, disse.

Poesia e contação de histórias

Um dos momentos literários foi com a atriz e contadora de histórias Karla Martins e a poetisa Francis Mary, a Bruxinha. Karla narrou uma história do artista multicultural Hélio Melo, e Francys recitou poesias.

Artesanato

Uma mostra com produtos em marchetaria, fibras, palhas, cipós, sementes, látex, fios de algodão cru e miçangas fizeram parte da mostra de artesanato. As peças foram comercializadas e geraram boas vendas para os artesãos.

O evento é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand com o patrocínio da Petrobras e contou com o apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, da Secretaria de Turismo e do gabinete da primeira-dama do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter