Encontro com secretários municipais traz resultados positivos para a cultura

A Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), através do Departamento de Políticas Culturais, realizou o Encontro com Secretários Municipais de Cultura. As programações do evento ocorreram em Rio Branco, nos dias 28 e 29 de novembro, e iniciaram com um café da manhã oferecido pela FEM no Cine Teatro Recreio.

Além dos dirigentes da Fundação Elias Mansour, aproximadamente 15 representantes de 12 municípios participaram das discussões, que tinham por objetivo abrir caminhos para a construção integrada das políticas culturais em todo o estado do Acre.

Cada representante de município teve direito à fala de 10 minutos, para que fizesse a explanação de seus projetos, ideias, reivindicações e demonstrasse de que outras maneiras a FEM pode ajudá-los a fomentar a cultura no município. O diretor-executivo, Francisco Generozo garantiu que a Fundação está aberta para o diálogo.

Diretor-executivo da FEM Francisco Generozo Foto: Edson Brunno/FEM

“É importante que o município tenha para a cultura um órgão gestor, o conselho, o fundo e crie o plano municipal de cultura. Além disso, é preciso que dialogue com a FEM. Nós não iremos deixar os secretários municipais sem resposta”, disse Generozo.

Francisco Mardônio, chefe do Departamento de Cultura de Porto Walter Foto: Edson Brunno/FEM

Francisco Mardônio, Chefe do Departamento de Cultura de Porto Walter, disse que esse foi um momento importante: “Foram três horas de lancha e mais duas horas de ônibus para chegarmos até aqui, mas valeu a pena. É momento de nos unirmos, de darmos as mãos realmente para que possamos fazer cultura no estado do Acre”, ressaltou.

A eleição de membros da Comissão Intergestora Bipartite, conduzida pelo presidente da FEM, Manoel Pedro (Correinha), ocorreu logo no primeiro dia de encontro, que em seguida elegeu também os novos dirigentes.

Corredor Cultural

O segundo e último dia de encontro contou com programação dinâmica e inovadora. Acompanhados pelos dirigentes da Fundação Elias Mansour, os secretários municipais percorreram os locais públicos de cultura existentes na capital, iniciando pela Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, onde visitaram cada um dos espaços guiados pelo diretor das Bibliotecas Públicas, Alcione Ferreira.

Secretários Municipais de Cultura visitam Biblioteca Pública Foto: Edson Brunno/FEM.

Logo após, a comitiva se dirigiu ao Memorial dos Autonomistas, no centro de Rio Branco, onde conheceu a história dos movimentos autonomistas, o Teatro Hélio Melo e outras particularidades do prédio histórico.

O presidente da FEM, Manoel Pedro, disse que o objetivo do encontro foi, prioritariamente, aproximar os municípios. “O Encontro de Secretários Municipais foi um sucesso, bem participativo, os municípios mais distantes se fizeram presentes e conseguimos, através das discussões que promovemos, aproximá-los da FEM. Pretendemos montar uma sala de articulação dos municípios, onde haverá um espaço para se sintam à vontade quando vierem. Estamos fazendo hoje, no último dia de encontro, o que nós chamamos de corredor cultural, um tour pelos espaços de cultura, visto que algumas pessoas que vêm do interior não conhecem o que temos de prédios culturais e estamos oferecendo a eles essa oportunidade”, finalizou.

Os gestores municipais de cultura visitaram ainda outros espaços, entre eles o Museu da Borracha e a Usina de Arte.

Gestores municipais visitam espaços culturais Foto: Edson Brunno/FEM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter