Empresas que trabalham com PET têm até 30 de setembro para preencher cadastro técnico

Imac publicou portaria que cria o cadastro técnico para empresas que utilizam em suas atividades este tipo de embalagem

O Governo do Estado do Acre através do Instituto de Meio Ambiente (Imac) comunica a todos os responsáveis pelas indústrias, distribuidores e supermercados que trabalham com embalagens PET a necessidade do preenchimento do Cadastro Técnico, disponível no site www.seiam.ac.gov.br no link login SEIAM até o dia 30 de setembro.

O Imac realizou em julho vários encontros com os setores da indústria e comércio de refrigerantes na tentativa de unir esforços  para ações que minimizem os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de embalagens fabricadas a base de Politereftalato de Etileno – PET.

Para tanto, o Imac publicou a Portaria número 118/2008 que cria o cadastro técnico para empresas que utilizam em suas atividades as embalagens PET. A medida foi necessária para realizar um diagnóstico sobre a produtividade dessas embalagens e pontos de distribuição do material. Com estas informações será possível implementar ações  que viabilizem a disposição final das embalagens PET no Estado do Acre.

Paralelo a isso, o órgão ambiental está trabalhando na uniformização e normatização dos procedimentos técnicos para as atividades de envasamento, distribuição e comercialização de produtos que utilizam as referidas embalagens.

Representantes de classes comerciais e industriais como o presidente da Federação das Indústrias (Fieac), João Francisco Salomão, Elton Vasconcelos da Ocidental Indústria, e da Fecomércio, Davi Nascimento e Cecília Monteiro se mostraram receptivos ao tema e ressaltaram a importância da gestão de embalagens PET, se colocando à disposição para discutir a melhor forma de dar um fim às embalagens utilizadas sem prejuízo ao meio ambiente e com retorno social.