Bovinos

Empresa de fertilização in vitro apresenta vantagens da biotécnica

No estande, produtores rurais podem adquirir vacas leiteiras e embriões

Na maior feira de agronegócio do Acre, o produtor rural encontra a In Vitro, empresa com mais de dez anos no mercado de fertilização em bovinos. A biotécnica consiste em gerar bezerros geneticamente superiores, tendo como objetivo o melhoramento do rebanho. 

Com atendimento no Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima, a In Vitro produz aproximadamente 17 mil embriões. “Nosso trabalho é multiplicar genética. Pegamos o animal de genética superior, coletamos o ovócitos e fecundamos com o touro que o cliente deseja. A partir disso colocamos os embriões da vaca superior em uma comum que ao invés de parir um bezerro de genética inferior parirá um superior”, explica o médico veterinário e diretor de produção da empresa, Helton Gregianini. 

Estande da empresa In Vitro esteve durante os nove dias na Expoacre Foto: Mardilson Gomes

Para identificar se o animal possui genética superior são utilizados critérios como tamanho, carcaça e fertilidade. Diferente do receptor que pode ser qualquer bovino, como uma raça mestiça, desde que tenha ventre.

O pequeno ou grande produtor rural pode adquirir o embrião vendido pela In Vitro. Com custo benefício vantajoso, o produto custa em média R$ 1.200,00 por prenhez, dependendo do volume e deslocamento.

Entre os benefícios em comprar os embriões está o aumento da produção de leite, por exemplo. “O mercado da produção de leite é uma cadeia que está em expansão. Já temos um projeto nesse sentido em Rondônia e estamos tentando trazer para o Acre. Temos um plantel com vacas provadas, animais acima de 1500 de valor genético. Para se ter uma ideia das vantagens, um produtor com uma vaca leiteira que produz de 3 a 6 litros, com a fertilização vai impactar em animais que produzem até 15 litros”, ressalta. 

Entre os benefícios em comprar os embriões está o aumento da produção de leite Foto: Mardilson Gomes

No estande da In Vitro na Expoacre, localizado no Caminhos do Agronegócio, o produtor pode conhecer mais o mercado da fertilização em bovinos e entender como a ferramenta pode agregar no processo de produção. “Desde aquela pessoa que tem 3 vacas até o produtor que tem 10 mil temos um projeto que se adequa ao tamanho do cliente”, afirma  Helton Gregianini. Na feira, a empresa também comercializa leiteiras e embriões.