Empreendedores de Sena Madureira recebem capacitação

O curso será realizado em todos os municípios acreanos (Foto: Maria Meirelles/Secom)
O curso será realizado em todos os municípios acreanos (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Os empreendedores de economia solidária de Sena Madureira que participam do Programa Estadual de Feiras Regionais, desenvolvido pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), iniciaram na noite desta segunda-feira, 8, no campus da Ufac, o curso “Aprender a Empreender”, oferecido pelo Sebrae/AC. A qualificação possui carga de 15 horas e se estende até esta sexta-feira, 12.

Cerca de 30 feirantes estão inscritos no curso, que oferece aos empresários formais e informais de pequenos negócios conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. “Os participantes vão receber noções de economia financeira para que possam compreender o funcionamento de suas empresas”, explicou a instrutora do Sebrae/AC, Mauricélia Erácio de Souza.

“O curso vai me auxiliar nas vendas do meu artesanato”, destacou Suzana Souza (Foto: Maria Meirelles/Secom)
“O curso vai me auxiliar nas vendas do meu artesanato”, destacou Suzana Souza (Foto: Maria Meirelles/Secom)

A artesã Suzana Souza dos Santos montou o próprio negócio há pouco tempo e destaca a importância de receber a capacitação: “Está com apenas duas feiras que eu participo. Fiz o curso de artesanato ano passado e resolvi comercializar meus produtos. Essas orientações que estamos recebendo vão me ajudar a estruturar minhas vendas e organizar meus produtos”, afirmou.

A prefeitura de Sena Madureira já recebeu 40 barracas comerciais do Programa de Feiras Regionais. Outras 30 estão previstas para ser entregues nos próximos meses. O vice-prefeito Hermano Filho observa que “a população é dotada de muita capacidade e está recebendo oportunidade, por meio da parceria entre o município e a SEPN”.

O curso será realizado em todos os municípios acreanos, com o propósito de fortalecer os feirantes de economia solidária, frisou Silvia Monteiro, secretária adjunta de Pequenos Negócios. “O Programa de Feiras tem uma etapa após a implantação da feira, que são as qualificações para os empreendedores. Estamos profissionalizando o nosso público, para que as feiras se tornem mais interessantes, melhor e fortalecidas a cada dia.”

Leia também: Feirantes da Baixada participam de curso