Empreendedores da área de alimentação participam de programa nutricional

A unidade móvel do Cozinha Brasil, um programa nutricional do Sesi, está instalada anexa ao auditório da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) até quinta-feira, 30. Cerca de 50 pessoas, entre beneficiários e servidores estão sendo capacitados para preparar alimentos de forma saudável e sem desperdício.

As orientações são feitas por nutricionista, que apresenta cardápios nutritivos e de baixo custo. Também é tema o aproveitamento  de todas as partes dos alimentos, como cascas e talos, que muitas vezes são descartados, mesmo sendo a parte mais rica em nutrientes. O grupo aprendeu, entre outras receitas: bolo de abóbora e o mais conhecido, suco da casca de abacaxi com hortelã.

Cleyson Oliveira já recebeu algumas capacitações na área de alimentação, porque em breve atuará na cozinha comunitária do Palheiral. Ele considera os conhecimentos importantes, pois poderá ser utilizado no empreendimento. “Eu era pedreiro e tinha gosto de cozinhar, o que acontecia raramente. Aí tive a opção de ir trabalhar com o que eu gosto e estou mais feliz”, fala o empreendedor.

O Cozinha Brasil é realizado em vários estados, com o objetivo de conscientizar sobre saúde e qualidade de vida. “Essa é uma parceria que atende bem aos pequenos negócios, pois é mais uma oportunidade para que as pessoas tenham um rendimento melhor”, salienta o secretário Henry Nogueira.