História acreana

Emoção e história marcam homenagem a Alfredo Mubarac na Rádio Difusora

Com homenagem em museu na Rádio Difusora Acreana, o governo do Estado reconhece a história e importância de Alfredo Mubarac, primeiro diretor da rádio. Nesta terça-feira, 29, a viúva Giselia Mubarac, acompanhada das filhas, visitou o espaço e relembrou os momentos ao lado do rádio ouvindo a voz que conquistou seu coração.

Giselia Mubarac falou de suas lembranças e da paixão que Alfredo tinha pela rádio (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Alfredo teve uma vida de muito valor. Tenho orgulho de carregar seu nome. Eu e minhas filhas, honramo-nos sempre. Um homem muito sério, inteligente e capaz”, diz emocionada, Giselia, ao relatar o início da história de seu esposo com a Difusora. Alfredo, veio para Rio Branco a convite do Guiomard Santos, e junto de Garibaldi Brasil, ajudou a organizar a programação da rádio que estava nascendo.

Show de Calouros, novelas, Noticiário Oficial, A Hora da Saudade e Ave Maria foram alguns dos programas criados ou comandados por Alfredo, que segundo Giselia era um chefe “muito sério mas de grande coração” com os funcionários da época. “Era muito bonito o que eles faziam”, afirma. E quando perguntada de qual programa mais sente saudade, ela responde: “A hora da saudade, quando ele contava aquelas histórias de amor, era muito bonito”.

Com o espírito sempre criativo, ele também foi o responsável, junto do radialista Índio do Brasil, pelo slogan da Difusora, que perdura até os tempos atuais com a mesma força: “A Voz Das Selvas”.

Alfredo Mubarac foi diretor da Imprensa Oficial do Estado, participou também da organização da Secretaria de Finanças e da recuperação do Banco do Estado, durante o governo de Jorge Kalume.

Sala Memória

A visita de Giselia pela Rádio Difusora foi acompanhada também pela governadora em exercício Nazareth Araújo, secretária e do adjunto de Comunicação Andréa Zílio e Astério Moreira, secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, e também do porta-voz do governo Leonildo Rosas. Todos recepcionados pela equipe da rádio.

A emoção tomou conta de todos no espaço, as lembranças saltavam a cada depoimento. Nazareth Araújo lembrou da importância de personagens como Alfredo para a construção do Acre.

“O legado de Alfredo Mubarac ajudou muito a constituir essa história”, disse Andréa Zílio (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“A memória é algo que nos brinda nesse momento que estamos vivendo no Brasil. A Rádio Difusora é guardiã de uma sabedoria na forma de comunicar com os acreanos, porque ela é natural. É lindo, porque é a raiz. São pessoas como Alfredo que nos ajudam a construir isso”, declarou a governadora em exercício.

Foi na gestão do governador Tião Viana que a Difusora ganhou um grande mudança. Em 2016, a sede da Rádio foi entregue totalmente reformada e com 72 anos de fundação, ela continua sendo o patrimônio histórico e cultural do Acre.

A secretaria de Comunicação Andréa Zílio lembrou que a “Difusora é a casa de muita gente. As pessoas aqui dedicam suas vidas e o legado de Alfredo Mubarac ajudou muito a constituir essa história”.

Na pesquisa para a escolha do nome da Sala Memória Alfredo Mubarac, a equipe constatou que o primeiro diretor artístico continuava na mente e coração de todos os membros da rádio. “Muito obrigado por reconhecerem o amor e a compaixão que ele teve com a imprensa acreana”, finalizou Giselia.