Operação Guerra contra a Dengue faz balanço dos três primeiros dias de atividade
Em três dias de trabalho, a Operação Guerra contra a Dengue retirou cerca de 500 toneladas de lixo de treze bairros de Rio Branco. Até sábado, o trabalho estará concentrado nos bairros Seis de Agosto, Taquari, Belo Jardim II, Cadeia Velha, Cohab, Chico Mendes, Manoel Julião, Calafate, Sobral, Rui Lino, Volta Seca, João Eduardo e Jorge Lavocat. O material é levado para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE).
No sábado a Secretaria de Saúde deve definir, com base nas estatísticas de maior incidência de casos da dengue, os próximos bairros a serem trabalhados pela operação.
Uma equipe de agentes comunitários de saúde avalia, casa a casa, quais imóveis precisam de intervenção, quais não têm caixa d’água com tampa e também a quantidade de entulhos depositados nos quintais. “Nós pedimos a colaboração dos moradores e orientamos para que o lixo seja colocado na frente das casas só após a mobilização dos agentes, quando a frente de trabalho já estiver na rua”, pediu o coordenador da equipe de limpeza, Marcus Alexandre, diretor do Deracre.
A equipe conta com 247 pessoas e 104 equipamentos pesados, divididos em 13 equipes de trabalho. A cidade de Rio Branco também foi dividida em 13 áreas e a previsão é de que o trabalho seja bastante intenso nos primeiros 30 dias. A expectativa é de que após 60 dias de operação as equipes sejam desmobilizadas e continue em andamento apenas um serviço de manutenção.