balanço

Em Rio Branco, UPAs realizam mais de 268 mil atendimentos em 2020

Com a colaboração de Juliana Queiroz

Sendo a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Estado, a UPA do 2° Distrito realizou em 2020 mais de 148 mil atendimentos. A unidade, que foi escolhida para atender pacientes com suspeita de Covid-19 logo no início de 2020, passou por mudanças importantes, entre a adesão e suspensão do acolhimento destes pacientes.

Gerente conta sobre os desafios enfrentados em 2020 com a pandemia Foto: Odair Leal/Secom

“Aceitamos um grande desafio proposto pela gestão: acolher os pacientes com suspeita de Covid-19. E, com o apoio do governador e do secretário, conseguimos nos adequar a tempo para o acolhimento e tratamento das vítimas da Covid-19”, explica a gerente-geral, Auxiliadora Vitorino.

Reflexo do trabalho conjunto da equipe, a Unidade, em tempo recorde, se organizou para atender as vítimas da Covid-19 e também para o retorno regular da população.

Em meio aos desafios, foram realizados 98.297 atendimentos médicos, 2.270 atendimentos odontológicos, 14.147 internações, além de 33.626 internações em decorrência da covid-19.

Reforma garante mais qualidade no atendimento à população Foto: Odair Leal/Secom

E para melhorar ainda mais as condições de trabalho e acolhimento dos pacientes, no fim do mês de dezembro, o governo do Estado concluiu o trabalho de reforma da UPA, que não ocorria desde a sua criação em 2009. Na obra, foi investido um milhão de reais por parte do Estado, para a realização dos serviços como pintura, troca de portas e forro, entre outras mudanças.

UPA Sobral realizou mais de 120 mil atendimentos

Mesmo diante das dificuldades apresentadas pela Covid-19, a Unidade de Pronto Atendimento da Sobral, apresentou um demonstrativo positivo voltado para os atendimentos da unidade, totalizando em mais de 120 mil.

Mais de 120 mil atendimentos foram realizados na unidade em 2020 Foto: Júnior Aguiar

Para a diretora-geral Michela Lemos, 2020 foi um ano bastante atípico. “Tivemos um ano difícil, mas vencemos. Tenho certeza que conseguimos fazer um trabalho de forma exemplar, não deixando faltar médicos, e com uma equipe de enfermeiros que, mesmo em situação de risco, continuaram firmes como o melhor atendimento a todos os pacientes”, ressalta Michela.

Na UPA Sobral, a população conta com consultório pediátrico, emergência clínica, emergência pediátrica, emergência traumática e consultório odontológico.

Na UPA Sobral, a população conta com consultório pediátrico, emergência clínica, emergência pediátrica, emergência traumática e consultório odontológico Foto: Arquivo

Pensando em melhorar e agilizar o atendimento da unidade, o gerente de Assistência, Júnior Martins, destaca estratégias de auxílio voltadas aos pacientes com problemas respiratórios causados pela Covid-19.

“Devido a um número grande de pacientes, teremos agora uma pessoa específica na porta que orientará nossa população acerca de pacientes que estejam com problemas respiratórios, para que possam procurar o Into e a Unidade Maria Barroso, que são os locais específicos para esse tipo de atendimento”, afirma, Júnior.