Em reunião com diretora do Google, Tião Viana discute projetos de parceria

Em suas últimas agendas na Califórnia, o governador Tião Viana foi recebido pela diretora de Engenharia do Google, Rebecca Moore. No encontro, diversas possibilidades de parceria foram tratadas, envolvendo o trabalho de monitoramento das queimadas e o Museu dos Povos Acreanos, que deve ficar pronto em 2018.

Tião Viana, acompanhado de sua equipe, passou a tarde em uma das estruturas da empresa, que fica na cidade de Moutain View, no Vale do Silício. O Google já supera a marca de 70 mil funcionários e recebe em torno de 20 mil currículos por dia.

Toda a reunião foi coordenada por Rebecca, acompanhada de três pessoas de sua equipe. Ao final da conversa, o vice-presidente de equipe de Geoplataforma e Associados do Google, Luiz André Barroso, também se uniu ao diálogo.

Tião Viana fez uma apresentação sobre o estado do Acre e suas ações, informando dados relevantes, entre eles a redução de 15% do desmatamento no estado entre 2014 e 2015.

Um dos vice-presidentes do Google, o brasileiro Luiz André Barroso, também conversou com o governador Tião Viana (Foto: Andréa Zílio)
Um dos vice-presidentes do Google, o brasileiro Luiz André Barroso, também conversou com o governador Tião Viana (Foto: Andréa Zílio)

Nos últimos dez anos a redução chegou a 64%, mas, segundo o governador, o estado quer fazer ainda mais. “Com conservação de florestas podemos ter, sim, um modelo de desenvolvimento com qualidade de vida. Nossa meta até 2020 é reduzir 300 mil toneladas de emissões de carbono”, ressaltou o governador.

Acompanhando o governador, o assessor especial de Assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, também falou das políticas públicas voltadas para os povos indígenas, que somam 16 etnias em todo o Acre, totalizando 30 terras.

Durante a reunião, a própria Rebecca já foi citando as possíveis parcerias a serem firmadas de possibilidades que ela visualizou nesse primeiro momento.

“Tudo que nós focamos é experiência online. Com o Instituto Cultural do Google fazemos um trabalho no mundo todo com museus de arte, de história natural, de cultura, para fotografar em altíssima resolução e em 3D, para que as pessoas possam fazer a visita virtual e conhecer de qualquer lugar do mundo nesse espaço. Seria muito bom termos o Museus dos Povos Acreanos”, comentou.

Diante dessa possibilidade, a própria equipe no Brasil, a partir do encaminhamento da Califórnia, fará as tratativas com o estado. “Isso é da maior importância para nós, porque nos permite atravessar continentes e levar nossa história”, ressaltou Tião Viana.

Povos indígenas para o mundo

Em reunião no Google, foram discutidas parcerias sobre a disponibilização de imagens via satélite e 3d (Foto: Andréa Zílio)
Em reunião no Google, foram discutidas parcerias sobre a disponibilização de imagens via satélite e 3d (Foto: Andréa Zílio)

Rebecca comentou que estão trabalhando em uma nova versão do Google Earth que, segundo ela, é mais simples e mais bonita, com características diferentes.

No Brasil já estão em conversa com o Instituto Socioambiental (ISA), para reunir história com povos indígenas. E já pediu ao Acre que se insira na ideia.

Combate ao desmatamento

“O Acre é um líder no monitoramento e sucesso no controle do desmatamento, quando outros estados vizinhos estão tendo sérios problemas”, comentou a diretora, ao dizer que podem estudar uma forma de ajuda na política ambiental do estado no que se refere a dados e imagens que possam auxiliar no trabalho.

Quem é a diretora do Earth

Rebecca Moore trabalha há 11 anos no Google. Ela concebeu e lidera o Google Earth Outreach programa, que apoia organizações sem fins lucrativos, comunidades e povos indígenas em todo o mundo na aplicação de ferramentas de mapeamento do Google para os problemas urgentes do mundo em áreas como a conservação do meio ambiente, os direitos humanos e a criação de uma sociedade sustentável.