Em parceria com o município, Iapen realiza ação de saúde no presídio de Tarauacá

A atenção integral à saúde é um direito de todos os brasileiros. Esse direito inicia na gestação e segue por toda a vida. Com o objetivo de garantir aos apenados do Sistema Penitenciário a atenção integral à saúde e à prevenção de doenças, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde de Tarauacá, realizou uma ação de saúde na Unidade Penitenciária Moacir Prado.

A ação aconteceu entre a segunda-feira, 17, e terça-feira, 18, e contou com uma equipe de três médicos, três técnicos de enfermagem, dois agentes comunitários de saúde e um auxiliar de farmácia. No total, foram realizados 346 atendimentos.

A ação aconteceu por meio de parceria entre o Iapen e a Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá Foto: Iapen/AC

De acordo com o diretor da unidade, Claudecir Sousa, mesmo diante das dificuldades logísticas, a parceria realizada entre o Iapen e a Secretaria Municipal de Saúde de Taraucá trouxe benefícios à população carcerária. “A Secretaria se esforçou e conseguiu disponibilizar um atendimento médico dessa magnitude e, ainda, assistência farmacêutica, sendo que pela primeira vez uma ação consegue gerar oportunidade de 100% da população carcerária da unidade ser atendida” disse.

Para o diretor de Atenção Primária do município, Iago Correia, a atenção aos privados de liberdade é uma forma de minimizar alguns agravos. Ele explicou que a Secretaria preza pela equidade, o que é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Correia ainda ressaltou que, com maior brevidade possível, uma nova equipe será organizada para realizar um novo atendimento na unidade prisional.

Iago Correia destacou que mesmo com o número de médicos reduzidos no município, a intenção da equipe é promover a saúde. “Nós mobilizamos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de farmácia, para promover esse atendimento em dois dias”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter