Em parceria com instituições, Sedens leva qualificação para comunidades

Comunidade recebe qualificação (Foto: Cedida)
Comunidade recebe qualificação (Foto: Cedida)

Qualificar pessoas para que elas tenham um futuro profissional e movimentem a economia do Estado nas mais diversas frentes de trabalho. Esta é uma das preocupações do governo, que, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), tem viabilizado a qualificação de diversas comunidades da região do Juruá, em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac).

Agricultura agroflorestal, piscicultura, fruticultura e administração de empreendimento florestal de bases comunitárias são alguns dos cursos ofertados por meio do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com o coordenador regional da Sedens no Juruá, Gontran de Freitas Neto, os alunos recebem ainda uma bolsa no valor de R$ 550 e material didático necessário.

“O governo, por meio da Sedens, faz toda a triagem junto às comunidades, assim como a mobilização para inscrições, controle de demandas e reuniões com as instituições ofertantes dos cursos”, destaca Freitas Neto.

Outra parceria positiva para a região tem sido com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que, por intermédio do Programa Senac de Gratuidade, já entregou, só este ano, mais de 100 certificados nas áreas de auxiliar administrativo, frentista, recepcionista e auxiliar de recursos humanos. No momento, novas turmas estão sendo ofertadas em três comunidades de Cruzeiro do Sul.

“É importante ressaltar que a escolha dos cursos se dá pela pactuação entre cooperativas e associações das comunidades. Assim, a Sedens faz toda a articulação para promover as qualificações”, completou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter