Em parceira com governo, Senai forma 125 pessoas em cursos de capacitação

A Secretaria de Ciência e Tecnologia foi parceira em dois cursos de Informática (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), e Prefeitura de Rio Branco, certificou na quinta-feira, 21, 125 alunos de oito cursos do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI).

A iniciativa tem como público-alvo segmentos historicamente mais discriminados, como negros, indígenas, pessoas com deficiência, mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Os profissionais são capacitados pelo PSAI em centros de ensino espalhados por todo o Brasil, atendendo minorias e garantindo qualificação profissional a esse público”, diz o coordenador pedagógico do Senai, James Fernandes.

O secretária-adjunta da Sect, Rose Scalabrim, destaca que a importância das intituições estaduais e municipais serem parceiras em projetos como esse: “O PSAI é um belo projeto que tive a oportunidade de coordenar enquanto atuava no Senai, e ver agora a formação dessas pessoas é muito gratificante. O Sect, que também oferece formação nos telecentros, entrou como parceira nos cursos de Informática por acreditar que a inclusão social e tecnológica desses jovens irão dar bons frutos no futuro”.

Entre os formandos, estava David Rodrigues, que escolheu o curso de Operador de Computador. “Tudo o que aprendi lá serviu para aprimorar os conhecimentos que eu já tinha na área e para complementar o currículo. Acredito que com essa capacitação será mais fácil achar um emprego”, conta.

Os outros cursos oferecidos foram de bolos e tortas, mecânica automotivas para mulheres, mecânica de motos, pizzaiolo e informática.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter