Em Marechal Thaumaturgo, governo realiza encontro da Comissão Intergestora Regional

Às margens do Rio Juruá habitam acreanos que dia após dia enfrentam duras batalhas para contribuir com a construção de um estado que oferte melhor qualidade de vida à população. O governo do Acre e parceiros não medem esforços para transformar a realidade dessas milhares de pessoas. Apesar da dificuldade de acesso, políticas institucionais chegam ao Juruá e geram profundas transformações sociais.

Governadora em exercício participou da abertura do encontro. Foto: Diego Silva/Secom

A 3ª edição do encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR) é exemplo disso. Em Marechal Thaumaturgo, o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, membros da pasta na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, secretários municipais de Saúde e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) discutiram e pactuaram medidas de Saúde. A sessão, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da prefeitura local, contou com a participação da governadora em exercício, Mailza, e do gestor do município, Valdélio Furtado.

De acordo com a governadora, encontro colabora para a criação e execução de políticas que se adequem à realidade local. Foto: Diego Silva/Secom

“É muito importante essa troca de ideias e de experiências para que possamos ofertar serviços de Saúde com mais qualidade ao povo de Marechal Thaumaturgo. A CIR soma, pois dela sairão informações importantes para o governo criar políticas que se adequam às necessidades locais”, destacou a chefe de Estado.

A CIR tem como propósito gerar impactos positivos à saúde. A comissão conta com representações na regional do Alto Acre, Baixo Acre e na regional do Juruá, Tarauacá e Envira. Cada uma é liderada por secretários municipais, que realizam suas funções em parceria com o governo, com o objetivo de transformar em realidade as demandas de Saúde da população.

Pedro Pascoal: “Em quatro anos, trabalharemos para fortalecer as regionais, com médicos especialistas e equipamentos”. Foto: Diego Silva/Secom

“O governo está à disposição para fortalecer a regional. Nossa vinda aqui é de extrema relevância, pois conhecemos a realidade local e, a partir disso, definiremos ações de encaminhamento que vão atender os anseios do povo”, ratificou o secretário Pedro Pascoal.

Encontro se deu na sede da prefeitura local. Foto: Diego Silva/Secom

Na pauta, o fluxograma de Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, o Sistema de Regulação Hospitalar, itinerante indígena, cronograma de capacitações, além da distribuição de insumos ao laboratório de Marechal Thaumaturgo e os indicadores de Saúde da região.

3⁰ encontro da CIR realizado em 2023. Foto: Diego Silva/Secom

Avanços na Saúde pactuados pela CIR

A política coesa entre Estado e municípios amplia e garante o acesso aos serviços de Saúde para os habitantes das zonas rural e urbana da região.

Cadeiras de roda foram cedidas aos municípios do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Criada em 2012, a CIR possibilitou ao Juruá a padronização de fluxo assistencial, a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg) nos municípios, o fluxo de dispensação de insulina, cessão de cadeiras de rodas, entre outros. Os avanços beneficiam o povo com mais cidadania e dignidade.

O que disseram

“O governo tem sido grande parceiro, e com união atuamos para entregar importantes benefícios ao nosso povo”, disse Valdélio Furtado.

“Estamos felizes, pois o momento vai gerar conquistas. Nessa reunião tratamos de problemas, mas com a unidade das forças conseguimos resolvê-los”, Joice Gonçalves, secretária de Saúde de Mâncio Lima.

“Ficamos honrados em receber as equipes no nosso município. A CIR tem melhorado a vida da nossa população”, gestor da Saúde de Marechal Thaumaturgo, Maricelson Firmino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter