Em Marechal Thaumaturgo, aeronave do Ciopaer realiza transporte de pacientes para Cruzeiro do Sul

Ana Clara Silva ficou sabendo pelo rádio que sua consulta médica com um neurologista estava agendada para o próximo dia 22 de fevereiro, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Nos últimos três anos, ela sofre com fortes dores de cabeça, que se intensificaram nos últimos meses e tem prejudicado a qualidade de vida da estudante.

Ana Clara tem 16 anos de idade e mora com os pais, no Seringal Belford, no alto Rio Juruá, em Marechal Thaumaturgo, próximo da fronteira com o Peru. Poucos dias após procurar a Unidade de Saúde Mista do município, ela conseguiu, além do encaminhamento, o transporte aéreo gratuito até Cruzeiro do Sul.

Ana Clara Silva foi transportada pelo Harpia 05, de Marechal Thaumaturgo à Cruzeiro Sul. Jovem de 16 anos de idade viaja em busca de tratamento médico na rede estadual de Saúde Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nesta quinta-feira, 17, Ana Clara e a mãe, Maria Gerlândia Barros da Silva, embarcaram na aeronave Harpia 05, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Se fossem por conta própria, somente com o deslocamento aéreo (ida e volta), o custo não sairia por menos de R$ 2,8 mil.

“Fiquei muito feliz porque é uma bênção muito grande que nós recebemos. Quando escutei pelo rádio, já falei com a minha mãe da consulta e espero que possam descobrir o que tenho”, relatou Ana Clara.

Aeronaves do governo do Acre tem prestado apoio nas mais diversas missões em todas as regiões do estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Desde a sua criação, em 2009, o Ciopaer realiza, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), as mais diversas missões aeromédicas. Na realização de buscas e resgates, e é um importante aliado da Segurança Pública no enfrentamento à criminalidade. Durante a pandemia de covid-19, o serviço desempenhado por seus profissionais tem sido fundamental para salvaguardar vidas.

“Além da remoção de pacientes em locais de difícil acesso, também prestamos apoio no transporte de vacinas, medicamentos e insumos hospitalares nestes municípios. Nesta sexta-feira, temos programado o transporte de mais sete pacientes aqui de Marechal Thaumaturgo para Cruzeiro do Sul”, informou o piloto do Ciopaer, Felipe Thomas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter