Em Manoel Urbano, Escola Nazira Anute é contemplada com ações do governo

Única instituição urbana de ensino do município de Manoel Urbano, distante 230 km de Rio Branco, a Escola Nazira Anute de Lima foi contemplada com diversas ações do governo do Estado por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Além de uma ampla reforma, também a entrega de 15 novos computadores e um kit fanfarra.

Escola Nazira Anute foi completamente reformada Foto: Stalin Melo.

Pintura completa, reformas de banheiros, da cozinha, de salas de aula e cadeiras novas estão entre as intervenções realizadas pelo Departamento de Manutenção da SEE. Atualmente, contando com todos os anexos, inclusive das escolas rurais, a Nazira Anute tem em torno de 1,3 mil alunos matriculados.

O gestor da escola, professor Mauro Sérgio Nascimento, não esconde a felicidade. “Nosso ambiente agora está muito mais favorável ao ensino”, faz questão de dizer a agradecer. “Antes, a nossa escola não tinha sequer o acompanhamento da SEE”, completa.

Novos computadores já foram instalados Foto: Stalin Melo.

Os novos computadores, segundo ele, substituirão os antigos, que já não davam conta das mais diversas demandas. “Tinha programa que não dava mais para baixar”, diz. Os equipamentos já foram instalados e todos já vêm com o sistema Simaed, fundamental para a realização do censo escolar.

Nazira Anute foi contemplada com kit fanfarra Foto: Stalin Melo.

Quanto ao kit fanfarra, a escola até já possui alguns instrumentos mas, de acordo com o gestor, a partir de agora os novos ajudarão a fortalecer e melhorar ainda mais a banda da escola. “A gente não tinha instrumento de sopro e com certeza esse kit vai melhorar muito a nossa escola”, afirmou.

O secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE) destacou, durante a entrega dos equipamentos, os esforços que o governo do Estado tem realizado pela melhoria do ensino nos municípios do interior. “Trabalhamos com vida, com 160 mil vidas, por isso esse cuidado, esse olhar para quem está no final da fila, sejam alunos, sejam professores”, afirmou.

Secretário Mauro Cruz dialogando com a comunidade escolar Foto: Stalin Melo.

Ele abordou ainda a importância do magistério, que será retomado pelo governo do Estado a partir do ano que vem. “A Ufac já não dá conta de formar tantos professores que necessitamos para a rede. Além disso, é no magistério que o professor aprende a ser professor”, disse.

Outra inovação importante do governo do Estado na área da educação para 2021 serão as escolas vocacionadas de ensino médio, sejam elas bilíngues, voltadas para o esporte, para a área de tecnologia da informação (TI) e também para a formação de técnicos agrícolas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter