Em Manaus, equipe da Saúde participa de capacitação sobre malária

Está acontecendo em Manaus, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), uma capacitação voltada para supervisão de postos de diagnóstico e tratamento de malária. O evento conta com a participação de nove estados brasileiros, que são responsáveis por mais de 95% dos casos de malária no país, entre eles, o Acre. 

Participam os coordenadores estaduais de malária e técnicos responsáveis pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica de Malária (Sivep-Malária) no país. O curso prevê treinamentos teóricos e práticos durante toda a semana. 

Evento conta com a participação de nove estados brasileiros, que são responsáveis por mais de 95% dos casos de malária no país Foto: Cedida

Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde no Acre, Glória Nascimento, essa é uma oportunidade que contribui para a troca de experiências entre os técnicos que atuam no controle da malária da região Norte. 

“O ciclo da malária é silvestre, por isso, o desafio de evitar o adoecimento do homem na floresta é uma realidade que exige novas formas de fazer o controle à endemia”, disse Glória.

O técnico do Núcleo Estadual da Malária, Dorian Jinkins, destaca a importância do evento e a colaboração e parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde, e das contribuições do Estado do Acre para o desenvolvimento de novas estratégias para o enfrentamento da malária no país.

“Temos o compromisso e a responsabilidade sanitária no sentido de controlar a doença em nosso estado, e reforçamos a importância da participação dos municípios nessa luta. A nossa população tem o direito de não adoecer por malária e cabe a todos nós unirmos os esforços para que a doença seja controlada em nossa região”, conclui Jinkins.

Situação epidemiológica

O Acre reduziu a malária em 56%, comparando o acumulado até agosto de 2018 com o mesmo período em 2019, quando foram registrados, respectivamente, 18.883 e 8.316 casos.

Programação

O conteúdo programático inclui os tópicos:

Apresentação dos participantes e da experiência que eles têm nos municípios em relação às ações implantadas; 

Apresentação geral do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica de Malária-Sivep; 

Cadastro de sistema e Permissões aos Usuários-CSPU;

Atualizações das tabelas básica e Relatório de Listagem; 

Resumo Epidemiológico do Distrito Sanitário Indígena (DSEI); 

Fichas de Notificação (Positiva/Negativa), entre outros.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest