Em Jordão, Governo do Estado entrega reforma do Hospital da Família

A população de Jordão recebeu nesta segunda-feira, 23, o Hospital da Família Dr Márcio Rogério Camargo, após uma ampla reforma. A solenidade de entrega aconteceu no final da manhã e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Alysson Bestene, que na oportunidade representou o governador Gladson Cameli, além do secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, senador Sérgio Petecão, deputado federal Jesus Sérgio e autoridades locais.

Solenidade de entrega da reforma do hospital de Jordão ocorreu na manhã desta segunda-feira Foto Odair Leal/Secom

Depois de anos sofrendo com as péssimas condições estruturais, a comunidade do município, quase às vésperas do Natal, recebeu uma unidade de saúde totalmente repaginada, com nova cobertura e melhores instalações.

“Essa reforma faz com que a população do Jordão possa ter um atendimento de qualidade, com uma estrutura física adequada. Quando assumimos a Secretaria de Saúde, no início da gestão, a gente sabia dessas problemáticas que existiam, principalmente na cobertura do telhado, que hoje estamos entregando totalmente nova, inclusive com uma ampliação da cobertura para a unidade móvel, no caso da ambulância, que ficará coberta, sem estar ao relento. Além disso, enviamos uma nova unidade móvel para dar suporte à locomoção da população do Jordão”, ressalta.

O secretário falou também dos desafios que ainda tem pela frente e o empenho do Governo do Estado em garantir melhores condições de saúde, educação e infraestrutura nos municípios isolados e de difícil acesso.

“Enfrentando esses desafios que o governador Gladson Cameli vem cumprindo todo esse trabalho prestado para a comunidade de modo geral, atendendo melhor a população e ofertando um serviço de qualidade. Sabemos que temos que avançar muito ainda, mas com essas parcerias, estado e municípios, a gente vai poder ter dias melhores, serviços melhores para a população de um modo geral, no Jordão”, pontua Bestene, anunciando um termo de cooperação com a Segurança Pública do estado para que a aeronave do governo faça o transporte intermunicipal de pacientes do TFD (Tratamento Fora de Domicilio), principalmente nos municípios isolados, como Santa Rosa, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Com uma população de pouco mais de 8 mil habitantes, o hospital do Jordão, que funciona como uma unidade mista de saúde, de baixa complexidade, deverá ser ampliado no próximo ano, com recursos de emenda parlamentar direcionada pelo deputado federal Jesus Sérgio.

“Parabenizamos o Governo do Estado por essa ação aqui no Jordão, que muito beneficia a população. A gente tem feito um esforço para buscar recursos para o município. Eu coloquei uma emenda de R$ 1,5 milhão para a ampliação dessa unidade. Já tem um projeto feito para a ampliação do hospital no ano que vem”, comemora Jesus Sérgio.

O Hospital da Família de Jordão Dr Márcio Rogério Camargo, que recebeu esse nome em homenagem ao médico que atuou na unidade por muitos anos, falecido dia 16 de abril de 2017, vítima de infarto, em sua residência, na cidade de Angélica, no Mato Grosso do Sul, conta com ambientes para atendimentos diversos, como ambulatoriais, salas de observação e repouso, esterilização, medicamentos, cozinha, lavanderia, apoio e serviço, resíduos sólidos e outros.

“Eu conheço bem a realidade do município, tenho enorme carinho por essa população e que, portanto, sou grato ao governador Gladson Cameli que se prontificou a resolver a situação da unidade, que tinha uma péssima cobertura que chovia mais dentro do que fora. Estou feliz, isso não é nem um favor que fizemos à população, é o nosso papel enquanto parlamentar trazer melhores condições à população. Estou muito feliz, já conversei com o Jesus Sérgio, entramos em um acordo eu, ele e a Perpétua para fazermos o maior ginásio do estado aqui no Jordão. Temos que trazer sim benefícios aos moradores, que amam esse lugar e aqui querem viver”, enaltece o senador Sérgio Petecão.

Foram investidos com recursos próprios da Sesacre, cerca de R$ 130 mil para a reforma e adequação da unidade. A obra visa suprir a demanda de assistência à saúde da população que reside naquele município. “Essa pequena reforma para algumas pessoas pode não significar muito, mas para nós, que estamos aqui todos os dias, que sabíamos dos problemas que a unidade enfrentava, principalmente em dias de chuvas, estamos muito felizes por esse olhar carinhoso do governador, do secretário de saúde com nossa unidade. Que daqui para frente a gente possa crescer cada vez mais”, diz a médica Milena Sampaio em agradecimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter