preservação

Em Cruzeiro do Sul, Semana do Meio Ambiente encerra com curso prático de arborização urbana

Sema e Semeia encerram programação ambiental, em Cruzeiro do Sul, com curso prático de arborização urbana Foto: Cedida

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), encerrou a programação ambiental em Cruzeiro do Sul (AC), com a parte prática do mini curso de arborização urbana.

“Estamos gratos pela importante parceria firmada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais envolvidos, que possibilitou iniciativas de conscientização e cuidado com o meio ambiente, como as quem vimos na Semana do Meio Ambiente em Cruzeiro do Sul. Quero parabenizar todos os envolvidos que contribuíram direta e indiretamente para o sucesso de cada atividade. Iniciativas como essas precisam tornar-se rotineiras para despertar em cada cidadão o cuidado com o meio ambiente”, destacou Milani.

Vale recordar que a programação teve início na manhã do dia 1º de junho, em ato solene, no Centro de Integração de Esportes (CIEE), com a presença do vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso; a chefe de departamento da Sema no Juruá, Maria de Jesus Praxedes; o titular da Semeia, Ygoor Neves; autoridades locais, lideranças rurais e a comunidade.

No espaço foram disponibilizados materiais recicláveis como: vassouras de garrafa pet, latinhas e a exposição das principais mudas frutíferas e florestais que seriam distribuídas, assim como orientações de como separar os resíduos sólidos e o descarte dos resíduos recicláveis.

No período da tarde, foram instaladas ecobarreiras aquáticas no Canal do Remanso, no Igarapé Boulevard Thaumaturgo, e Balneário do Igarapé Preto. A barreira ecológica foi utilizada para proteger a água por meio da contenção de resíduos descartados incorretamente nas águas.

A barreira ecológica foi utilizada para proteger a água de resíduos descartados incorretamente Foto: Cedida

No segundo dia de programação, 2 de maio, foi realizada a distribuição de 1.300 mudas frutíferas e florestais, no sistema Drive-thru, para comunidade que circulava no entorno. A atividade contou com participação e apoio dos acadêmicos da Universidade Federal do Acre (UFAC), que são estagiários na Semeia de Cruzeiro do Sul.

1.300 mudas frutíferas e florestais entregues Fotos: Cedidas

Na sexta-feira, 4, foi realizado o plantio de aproximadamente 10 mudas no bairro Aeroporto Velho. A ideia foi contribuir para a arborização do bairro e aproximar o poder público e a comunidade. Na oportunidade, foi ensinado técnicas de plantio e de educação ambiental a fim de despertar nos moradores o interesse em cuidar das mudas plantadas e preservar o meio ambiente.

Realizado o plantio de aproximadamente 10 mudas no bairro Aeroporto Velho, na sexta-feira, 4 Foto: Cedida

Encerrando a programação, neste sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada a parte prática do mini curso de Introdução a Arborização Urbana, no Teatro dos Náuas, que contou com a presença do secretário da Sema, em exercício, Roger Recco. As atividades são parte da programação do Mês do Meio Ambiente da Sema.

As aulas teóricas foram ministradas pela engenheira agrônoma e gestora do Núcleo de Arborização Urbana da Sema, Esmilia Medeiros. O curso foi ministrado para técnicos ambientais com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos.

“Após as aulas teóricas, os participantes puderam aprender, na prática, técnicas de poda, segurança do trabalho e manutenção da vegetação urbana”, ressalta Esmila Medereiros.

Com apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros, os alunos puderam conhecer critérios de segurança e condução de trabalhos em altura para árvores na cidade, poda de limpeza, levantamento de copa, entre outros cuidados.

A coordenadora da equipe, Mônica Antônia da Costa, realizou aula demonstrativa com o uso de ferramentas para poda e coleta de sementes, produção de mudas, semeadura e plantio de mudas florestais e frutíferas em saquinhos, entre outras técnicas.

Bombeiros ensinam critérios de segurança e condução de trabalhos em altura para árvores Foto: Cedida