Hemoacre coleta 50 bolsas de sangue em Senador Guiomard

Campanha é recorde no município; Hemoacre agradece população e o apoio da Secretaria de Saúde local 

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), comemorou os resultados da coleta de bolsas de sangue, que aconteceu ao longo de toda a quarta-feira, 22, em Senador Guiomard (município distante 25 quilômetros de Rio Branco).

Voluntários de Senador Guiomard durante doação de sangue em campanha do Hemocentro; população atendeu ao pedido dos agentes comunitários de saúde locais (Foto: Hemocentro do Acre)

Pelo menos 50 bolsas foram coletadas num esforço do estado e município pela doação de sangue.

Graças ao apoio da prefeitura local, que disponibilizou os seus agentes comunitários de Saúde, foi possível chamar os moradores dos bairros para que doassem sangue no ônibus do Hemoacre estacionado na praça central do município, segundo informa Josiane Amorim, gerente-geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).

E os resultados foram considerados excelentes, com as 50 bolsas captadas, entre os 65 candidatos que compareceram para a doação. O número é mais que o dobro da última campanha no mesmo município, no ano passado, quando apenas 24 bolsas tinham sido obtidas.

Secretária de Saúde de Senador Guiomard, Valdenia Laurindo, ao centro, com a equipe de agentes comunitários e profissionais do Hemocentro; campanha na quarta-feira, 22, foi considerada um sucesso (Foto: Hemocentro do Acre)

“O apoio da secretária de Saúde de Senador Guiomard, Valdenia Alves Laurindo e de seus agentes comunitários de saúde foram fundamentais para o sucesso de nossa campanha, e fica a nossa gratidão por esses profissionais”, frisou Josiane Amorim.

O objetivo principal foi suprir necessidades eventuais de bolsas de sangue nas cirurgias eletivas promovidas pela Sesacre que acontecem há mais de uma semana, no Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard.

Ali, dez cirurgias, em média, estão sendo realizadas por dia, atendendo estrategicamente a pacientes de pelo menos cinco localidades da região: Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Vila Campinas e a própria cidade de Senador Guiomard. Estima-se que na região vivam cerca de 110 mil pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter