Segurança e economia

Em Brasília, Tião Viana cobra ações de segurança nas fronteiras e de saúde pública

Com Raul Jungmann, o governador Tião Viana pediu urgência nas ações nas fronteiras (Foto: Thamara Amorelli)

O governador Tião Viana e a vice-governadora Nazareth Araújo participaram de uma extensa agenda nesta quarta-feira, 23, em Brasília. Os compromissos foram nas áreas de segurança pública, saúde e do tesouro nacional.

As agendas iniciaram com uma visita ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública, em seguida à Secretaria do Tesouro Nacional e, por fim, na Secretaria da Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

Com o ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, foi debatida a necessidade da liberação de recursos e equipamentos para a segurança pública do Acre, no fortalecimento do combate a violência e pela garantia de segurança para a população.

Ainda com Raul Jungmann, o governador Tião Viana falou da urgência em intensificar o controle das fronteiras, pelas vias terrestre e fluvial, com foco em evitar que população ribeirinha seja assediada pelo narcotráfico.

“Falamos da importância da atuação em conjunto de todas as polícias para garantir a segurança da nossa população e da nossa região. O governo está sempre atento à necessidade do acompanhamento das ações do governo federal, a fim de garantir a população um melhor trato entre as três esferas – municipal, estadual e federal”, destacou Nazareth Araújo.

O Acre está entre os dez estados com superávit, segundo o Tesouro Nacional (Foto: Thamara Amorelli)

Com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, a equipe acreana debateu a necessidade do apoio para a liberação de recursos visando a finalização de obras e empreendimentos que precisam ser realizados até o final do ano. “Durante a reunião, o Acre foi bastante elogiado na condução de sua gestão fiscal”, disse a vice-governadora.

No início do mês, o Tesouro Nacional divulgou que o Acre teve no último ano o superávit de R$ 41 milhões de reais, ficando entre os dez estados que conseguiram manter o equilíbrio nas contas e sair com esse dado positivo.

Com o chefe da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, foi pedida a entrega imediata de 20 mil mosquiteiros para ações preventivas de casos de Malária nas regiões do Juruá e Tarauacá/Envira.

O secretário estadual de Saúde, Rui Arruda frisou que o governo federal garantiu a liberação de recursos a mais do que normalmente é liberado para os estados do Acre, Amazonas e Pará, levando em consideração a necessidade imediata de ações efetivas de saúde em prol da população.