parceria

Em Brasília, governo dialoga sobre fortalecimento de ações de Educação e Esporte do Acre

Em agenda em Brasília nesta quinta-feira, 19, a secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Socorro Neri, participou de reuniões no Ministério da Educação, na Secretaria Nacional do Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis), e no Fundo Nacional da Educação e no Ministério da Cidadania, para tratar de convênios e ações de fortalecimento para os setores de Esporte e Educação do Acre.

Na Snelis, a secretária tratou de futuros convênios para a revitalização e reforma de equipamentos esportivos dos 22 municípios do Acre. Foto: Assessoria Alan Rick

Acompanhada do deputado federal Alan Rick, a secretária foi recebida no início da manhã pela gestora Fabíola Molina, na sede da Snelis, onde dialogaram sobre a possibilidade de futuros convênios para a revitalização e reforma de equipamentos esportivos dos 22 municípios acreanos, entre eles o Centro Poliesportivo de Brasileia, o Campo da Funbesa, em Rio Branco, e o Ginásio Poliesportivo Jader Saraiva, em Cruzeiro do Sul. A equipe nacional expôs as dificuldades orçamentárias do momento, mas se colocou à disposição para atender as demandas conforme a disponibilidade de recursos.

Na sequência de agendas, Socorro Neri, ainda acompanhada do deputado Alan Rick, foi recebida pela diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais de Educação, na sede do Ministério da Educação (MEC), para tratar de ações de formação dos professores e de estruturação das escolas para os desafios do ensino híbrido, que deve se iniciar no Acre em setembro.

No MEC, a pauta foi sobre ações de formação dos professores e de estruturação das escolas para os desafios do ensino híbrido. Foto: Assessoria Alan Rick

Participaram da reunião o diretor Renato de Oliveira Brito, o coordenador Alexandre Anselmo Guilherme e a diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, Ana Carolina Sanches, que garantiram a inserção do Acre nas inovações que estão sendo implementadas nesse setor.

Posteriormente, a comitiva do Acre foi recebida pelo presidente do Fundo Nacional da Educação, Marcelo Ponte, quando trataram da liberação de recursos para a construção de seis escolas em Assis Brasil, Capixaba, Brasileia, Sena Madureira, Mâncio Lima e Porto Walter, além da reforma e ampliação de duas escolas em Porto Acre, cujos projetos e documentação já se encontram no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec).

De volta ao  MEC, a secretária Socorro Neri foi recebida pelo secretário Nacional de Educação Básica, Mauro Luiz Rabelo, para tratar sobre o apoio do órgão nacional em ações necessárias ao fortalecimento do ensino básico acreano.

Agendas foram para tratar de convênios e ações de fortalecimento para os setores de Esporte e Educação do Acre. Foto: Assessoria Alan Rick

“Esses encontros em Brasília foram para fortalecer o diálogo entre governo do Acre e  governo federal, colocando em pauta nossas necessidades nos setores de Educação e Esporte, conforme orientação do governador Gladson Cameli. Temos muito trabalho neste período pós-pandemia, em demandas que precisam de uma atenção especial, mas seguiremos trabalhando o presente, visando o melhor no futuro”, destacou Socorro Neri.