Em 2020, vistoria veicular do Detran será feita mediante agendamento

Em virtude de adequações para a implantação das placas padrão Mercosul no Acre, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) comunica à população do estado que, a partir do dia 2 de janeiro de 2020, as vistorias veiculares só serão possíveis por meio de agendamento.

Atualmente, este serviço é oferecido de acordo com a demanda ou ordem de chegada, porém, para não causar congestionamentos nos horários de picos e atender às novas regras nacionais para a implantação das placas Mercosul, a direção da autarquia decidiu fazer adequações no serviço.

“Desejamos prestar o melhor serviço ao cidadão, queremos diminuir filas e oferecer mais comodidade à população. Atender bem é a missão do órgão”, afirmou o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.

Atualmente, já é possível agendar o serviço de forma on-line pelo site www.detran.ac.gov.br. Ano que vem, o agendamento também poderá ser feito de forma presencial.

Vistoria serve para avaliar as condições de circulação de um veículo (Arquivo/Detran)

O prédio da Unidade de Vistoria fica localizado na Travessa Caramuru, 113, 7 º BEC, ao lado do Lar dos Vicentinos, em Rio Branco. O serviço é oferecido de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h30, e sexta-feira das 7h às 13h.

“Ressaltamos que o serviço de vistoria agendado é apenas em Rio Branco, no interior continuará sendo executado por ordem de chegada”, ressaltou Luiz.

Vistoria

A vistoria veicular é um serviço necessário para os casos de: primeiro emplacamento, relacração de placa, transferências de propriedade, transferências de unidade federativa, segunda via do Certificado de Registo de Veículo (CRV) e alterações de características do veículo, dentre outros serviços.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a vistoria serve para avaliar as condições de circulação de um veículo, a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios e atestar a autenticidade da sua identidade e da sua documentação.

Ainda tem o objetivo de confirmar a legitimidade da propriedade e conferir se as características originais do veículo foram modificadas e estão devidamente regularizadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter