Educação lança Prêmio Gestão Escolar 2009 nos municípios

Equipe da SEE mobilizou gestores e coordenadores pedagógicos, além de setores representativos da educação, para falar sobre o objetivo do evento

premio.jpg

Professores e assistentes comemoram lançamento do Programa no interior (Foto: Assessoria SEE)

Técnicos da secretaria de Educação iniciaram nesta quinta-feira, 16, visitas aos municípios acreanos, para lançarem um dos maiores prêmios do Estado, dirigido à área educacional: O Prêmio Gestão Escolar, que está completando dez anos de realização. Os primeiros municípios a receberem a visita foram Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Assis Brasil e Porto Acre.

Durante os encontros, a equipe da SEE mobiliza gestores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual e municipal de ensino, além de setores representativos da educação, para expor a finalidade do evento, sua importância para a qualidade do ensino e explicar os principais pontos que integram o Prêmio. Os participantes também assistem a um vídeo promocional em que os vencedores da edição anterior relatam suas experiências enquanto gestores escolares e recebem o manual de orientações contendo todas as etapas que a unidade de ensino deve seguir para se candidatar.

De acordo com a técnica da SEE, Maria da Conceição, o lançamento nos municípios visa estimular a comunidade a participar efetivamente do evento, assim como explicar passo a passo os procedimentos que devem ser tomados ao se candidatar. "Queremos que o mesmo entusiasmo sentido na capital, chegue ao interior, pois é muito importante a participação de todos", ressalta.

Na próxima semana, a equipe da SEE se deslocará para os municípios do Vale do Juruá, onde lançarão o Prêmio Gestão. Em Rio Branco, o lançamento está previsto para a próxima quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação.

Concedido anualmente, o prêmio tem a finalidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos e estimular a melhoria do desempenho das escolas. As instituições inscritas passam por uma avaliação rigorosa, baseada em critérios como metodologia pedagógica, gestão de recursos, participação da comunidade e dos pais e resultados educacionais.

O Prêmio em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Consed, da Undime, da UNESCO e da Fundação Roberto Marinho. O Prêmio destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.Inspirado na versão nacional, o Acre instituiu através de lei,  a versão estadual que diferente da nacional, que premia apenas a escola,  oferece bonificação financeira a todos os funcionários da instituição campeã.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter