ajustes

Educação reúne gestores escolares para alinhamento sobre matrículas e reordenamento da rede

Na tarde desta quarta-feira, 11, técnicos do Departamento de Gestão de Redes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) finalizaram o segundo dia de reuniões com gestores escolares de Rio Branco – divididos por regionais – para os últimos ajustes em relação ao reordenamento da rede, processo que terá início no próximo dia 23.

Na primeira parte da tarde, estiveram reunidos os grupos de gestores escolares dos núcleos Baixada I/Universitário, Baixada II e Centro/Calafate. Depois, foi a vez dos gestores dos núcleos Belo Jardim e Quinze.

Gestores escolares dos núcleos do Universitário, Baixada I e II, Centro e Calafate participaram da reunião na primeira parte da tarde desta quarta-feira, 11. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Rede Estadual de Ensino deu início esta semana às várias etapas que compõem o processo de matrículas para o ano letivo de 2023. Uma delas é o reordenamento da rede. Essa etapa é aquela que acontece de uma escola estadual para outra e também de escolas municipais para estaduais.

O estudante que está concluindo um dos segmentos de ensino (anos iniciais ou finais do ensino fundamental, por exemplo) e vai precisar mudar de escola tem a vaga garantida por meio de listas que são organizadas pela equipe gestora e enviadas para a outra unidade que irá recebê-los, na mesma regional. Assim, é possível a escola ter uma previsão antecipada da quantidade de alunos que terá no ano letivo a ser iniciado e fazer o devido planejamento e organização.

Desde o dia 9 está sendo realizada a renovação automática das matrículas para os alunos que permanecerão na mesma escola e, a partir de segunda-feira, 16, é aberto o período de inscrição para as pré-matrículas de alunos novos, ou seja, que não estudam em escola pública ou que vêm de outro estado.