ensino híbrido

Educação retoma aulas presenciais em 495 escolas na segunda-feira

Depois de quase dois anos sem receber alunos nas escolas da rede pública, por determinação das autoridades sanitárias para conter a disseminação da pandemia da Covid-19, as escolas estaduais se preparam para a volta às aulas presenciais na segunda-feira, 4 de outubro. Das 622 escolas, apenas 127 não retornarão neste primeiro momento.

O governo do Acre criou, no mês de agosto, um comitê de acompanhamento do ensino público para avaliar e estudar o retorno das aulas presenciais.

Das 622 escolas apenas 127 não retornam neste primeiro momento. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A retomada das aulas mesmo híbrida, será feita de forma gradual, iniciando pelas chamadas “séries de transição”, como o 1º , 5º, 6º e  9º ano do ensino fundamental e 1ª e 3ª série do ensino médio.

“É um processo de retomada que vamos viver a partir do dia 4, segunda-feira. Não temos ainda todas as escolas em condições de retorno, estamos atualizando as informações, por isto estamos orientando as escolas que mantenham contato com os pais dos alunos e informem que alunos serão encaminhados para as escolas, pois iniciaremos de fora gradual”, destacou a secretária de Educação, Socorro Neri.

As salas de aulas estarão organizadas respeitando o distanciamento mínimo de um metro entre as carteiras. Em turmas com mais de 25 alunos, as unidades escolares organizarão grupos com 50% dos estudantes, que deverão se alternar entre as atividades presenciais e remotas. A alternância entre os grupos nas séries iniciais do ensino fundamental será diária, e nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio será semanal.

A retomada das aulas mesmo híbrida, vai ser feita de forma gradual. Iniciando pelas chamadas “séries de transição”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As datas de retorno, por séries e modalidades de ensino, serão as seguintes:

4 de outubro

Educação Básica

1º, 5º, 6º, e 9º anos do Ensino Fundamental

1ª e 3ª séries do Ensino Médio

Educação de Jovens e Adultos – EJA

Último Módulo de cada etapa (EJA I, II e III)

Educação do Campo (Escolas seriadas)

Todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Educação Indígena

Todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio

3 de novembro

Educação Básica

2º, 3º, 4º 7°e 8º anos do Ensino Fundamental

2ª série do Ensino Médio

Educação de Jovens e Adultos – EJA

Demais Módulos de todas as etapas (EJA I, II e III)

Educação do Campo

Todas as séries das demais escolas (não seriadas)

Confira a lista das escolas que retornam com ensino híbrido