Educação realiza seletivas do Xadrez para o Gymnasiade

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a Federação de Xadrez do Estado do Acre (FXA) e a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade), realizou nesta sexta-feira, 18, a seletiva da modalidade para a fase nacional do Gymnasiade, que será realizada em março, na cidade de Aracaju (SE). Em maio será realizada, na Normadia, na França, a etapa mundial. A Gymnasiade é  uma espécie de olimpíada estudantil.

Ao todo, dez atletas masculinos e quatro atletas femininos, da modalidade de 15 a 17 anos, participaram das seletivas. São alunos do Colégio Militar Tiradentes, Águias do Saber, Meta, Anglo, José Rodrigues Leite, Instituto São José, Sigma, Primeiro Passo e até uma escola de Acrelândia, a Jean Pierre Mingan.

Ao todo, 14 atletas participaram das seletivas estaduais do xadrez. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, as seletivas que estão sendo realizadas e selecionando atletas para a fase nacional do Gymnasiade engrandece as modalidades esportivas escolares e faz com que mais atletas compareçam às competições.

“Isso faz com que o nosso trabalho seja reconhecido no estado, com a parceria que temos, com a Fade, com a CBDE [Confederação Brasileira do Desporto Escolar], com a instituição de ensino Unicesumar, que está dando toda a hidratação das seletivas estaduais”, disse.

Segundo ele, o interior está sendo representado na fase estadual do Gymnasiade. “Interior está vindo em peso, e até no xadrez teve um aluno de Acrelândia, porque geralmente são alunos da capital, começando essa expansão, o que está sendo uma surpresa para nós”, enfatizou.

Três atletas masculinos e três femininos serão selecionados para a fase nacional, em Aracaju. Foto: Mardilson Gomes

De acordo com o presidente da FXA, Neurismar da Rocha Souza, as seletivas estaduais irão selecionar três atletas masculinos e três atletas femininos que irão representar tanto o Acre quanto suas escolas na fase nacional da competição. “Esses atletas terão hospedagem e alimentação para representar o estado”, destacou.

Já o presidente da Fade, José Reinaldo Azevedo, destacou que além das seletivas do xadrez, também estão sendo realizadas, neste final de semana, as seletivas estaduais do vôlei de praia e também do basquete 3×3. “Muito movimentado o desporto escolar com a realização dessas competições”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter