O final de semana foi movimentado para o esporte escolar acreano. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade), realizou neste final de semana as seletivas de vôlei de praia e basquete 3×3 do Gymnasíade.

Duas equipes masculinas e duas equipes femininas irão representar o Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As seletivas servem para escolher as equipes e duplas que irão representar o estado do Acre na fase nacional do Gymnasíade, que será realizada no mês de abril, em Rio Branco (AC). Já a etapa mundial da competição será realizada no mês de maio, na Normandia, França.

As seletivas do vôlei de praia ocorreram no sábado e no domingo, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), com a participação de 24 duplas masculinas e 12 duplas femininas na categoria de 16 a 18 anos. As duas melhores equipes (campeã e vice) representarão o Acre na competição.

Participaram da competição alunos das escolas Águias do Saber, Colégio Militar D. Pedro II, Colégio Militar Tiradentes, Instituto São José, Leôncio de Carvalho, Sebastião Pedrosa, João Calvino, Glória Perez, Jean Pierre Mingan (Acrelândia) e Iris Célia Cabanelas Zanini (Assis Brasil).

Júnior Santiago destacou as seletivas da nacional, que serão realizadas em Rio Branco. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, há três anos muitos não acreditavam no esporte escolar acreano. “Muita gente duvidava que poderíamos ser a sede da fase nacional de uma competição, como seremos do vôlei de praia, quando iremos reunir quase de 300 atletas aqui em nosso estado”, afirmou.

De acordo com o presidente da Federação de Voleibol do Estado do Acre (Feav), João Petrolitano, o vôlei acreano se sente prestigiado pelo governo do Estado e essas seletivas são bastante significativas.

“O voleibol acreano é forte, temos boas equipes, bons atletas e bons técnicos e, com a gestão que vem acontecendo agora, a tendência é crescermos muito mais e, em breve, seremos referência no país, e isso graças ao empenho do governo do Estado”, frisou.

Basquete 3×3

Além do vôlei de praia, foram realizadas também as seletivas do basquete 3×3. As competições foram realizadas no Centro de Integração ao Esporte (CIE), localizado ao lado do Ginásio Coberto, no bairro Aeroporto Velho, na região da Baixada da Sobral.

Participaram das seletivas três equipes masculinas e duas equipes femininas. A equipe feminina vencedora irá representar o Acre em Aracaju e a equipe masculina ainda vai enfrentar equipes dos regionais Tarauacá/Envira e Juruá. As seletivas estaduais serão realizadas no dia 26 de fevereiro para saber qual irá participar da fase nacional do Gymnasíade que acontecerá na cidade Maricá (RJ).

Escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul disputam as seletivas do basquete 3×3. Foto: Stalin Melo/SEE

Participaram da competição alunos do Colégio Acreano, do Colégio Barão de Rio Branco (CERB) e do Colégio Militar D. Pedro II. As escolas que representam Cruzeiro do Sul no basquete 3×3 são D. Henrique Ruth, Craveiro Costa e Borges de Aquino.

Basquete 3×3 é jogo em tempo corrido de 10 minutos ou 21 pontos. Foto: Stalin Melo/SEE

O basquete 3×3 é jogado em meia quadra e, como o próprio nome já diz, são três atletas por equipe. É jogado em um tempo único de 10 minutos corridos ou até uma das equipes fazer 21 pontos.