Educação realiza formatura dos alunos dos cursos do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Inovação, realizou nesta quinta-feira, 28, a formatura de mais de 300 alunos dos cursos do segundo semestre do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia (CMCF), no auditório do Instituto São José, em Rio Branco.

Dentre os 15 cursos ofertados pelo CMCF estão: anatomia humana, matemática financeira básica, estatística básica, iniciação à robótica, genética humana, técnicas de redação e produção textual, astronomia, matemática divertida I, história da filosofia medieval e moderna, eletrodinâmica e eletromagnetismo, xadrez básico, xadrez intermediário, filosofia existencial, química orgânica básica e história da filosofia antiga.

O centro é referência em educação no ensino gratuito e tem como público-alvo estudantes da rede pública e particular de ensino, bem como a comunidade em geral, desde que corresponda aos critérios e pré-requisitos exigidos.

Solenidade de formatura dos alunos do CMCF. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Hoje é dia de alegria e de certeza do dever cumprido com esses 318 alunos formando em Rio Branco, nos 15 cursos oferecidos; como também os 308 alunos que estão formando em Cruzeiro do Sul, no segundo semestre de 2019. Estamos aqui para celebrarmos e agradecermos o empenho, esforço e a dedicação de todos os envolvidos nesse trabalho como a nossa equipe e o nosso secretário Mauro Sérgio”, pontuou o professor Mustafa Sahid, chefe do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia.

O CMCF é um núcleo de ensino com a finalidade de desenvolver e fortalecer o ensino e aprendizagem de matemática, ciências e filosofia, bem como incentivar pesquisas e produções científicas, inovação e busca de novas experiências que possibilitem formação cidadã participativa, crítica, questionadora e propositora, no Acre.

“O objetivo principal do Centro de Matemática é contribuir para que nós, cidadãos, consigamos ter uma educação melhor. Temos um grande grupo aguerrido de professores e eles sempre estão à disposição para que nós consigamos ter uma educação de qualidade. A ideia dos professores de trabalhar em cursos específicos torna o diferencial enorme, não é tradicional como na sala de aula. Então, a ideia é que possamos discutir e ouvir muito os alunos. Nosso material tem uma linguagem atual, jovem e adequada, consegue estabelecer um diálogo legal”, mencionou o professor Ayres Pergentino, chefe da Divisão de Práticas Inovadoras.

Certificação dos alunos do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

A metodologia do CMCF, em seus diversos cursos, foge do caráter de disciplina que tem na escola básica. São cursos com temáticas diferenciadas, oferecem recursos educacionais que abordam os conteúdos de forma variada, favorecendo a interação social, com tecnologias educacionais na experimentação e no lúdico, de forma que venha a contribuir para a inovação da educação básica acreana.

O CMCF está realizando, ainda, a formatura de 308 estudantes em Cruzeiro do Sul, na sexta-feira, 29, nos diversos cursos oferecidos.

Na ocasião do evento, os alunos Ana Beatriz Souza e Heitor Justos foram homenageados com medalhas e certificados de mérito estadual por terem se destacado na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Ana Beatriz Souza e Heitor Justos recebendo medalha e certificado de mérito estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Eu queria estudar robótica, só que a minha mãe queria que eu fizesse matemática divertida, então eu fiz robótica e xadrez, pois meu pai falou par eu fazer, aí eu fiz e gostei muito. Fiquei em destaque em robótica e no xadrez fiquei na média. Eu indico esses cursos para outras crianças, pois, são muito bons”, comentou o formando Heitor Justos, 10 anos.

A partir de 2020, o Centro de Matemática, Ciências e Filosofia funcionará no antigo Colégio Dom Pedro, e já está passando por readequações para atender os alunos, com espaço mais amplo e adequado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter