cultura e educação

Educação realiza Feira Jovem Empreendedor em Rio Branco

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), realizou no último sábado, 7, ao lado do Palácio Rio Branco, a Feira Jovem Empreendedor com a temática Artes, Cultura e Delícias do Brasil.

A feira do Jovem empreendedor tem como objetivo culminar o encerramento das disciplinas propostas para os alunos no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Especial do Ensino Médio (PEEM). Dessa forma, dentre as disciplinas ofertadas está a Formação Para o Mundo do Trabalho (FMT), na qual visa incentivar o empreendedorismo aos estudantes que estão concluindo sua formação e em busca de ingressar ao mercado de trabalho.

Os estudantes produziram comidas típicas do acre e de outras regiões do país. Foto: Jorge William/SEE

De acordo com a chefe da Divisão do EJA e Programas Especiais da SEE, Clícia Souza, a feira reuniu ao todo cerca de 31 escolas estaduais, tanto da zona urbana quanto da zona rural. “É importante frisar a importância da culminância dessa feira, a qual visa despertar essa visão de empreendedorismo e trabalho para com os nossos estudantes, por meio das disciplinas ofertadas no currículo da EJA e do PEEM. Além disso, é necessário destacar a importância das nossas parcerias, como a do Sebrae, a qual disponibiliza processos formativos para nossos professores juntamente com a SEE”, acrescentou a chefe da Divisão.

Dentre as ações da programação, proposta durante a feira, estava a venda de comidas típicas da região Norte e de outros estados do Brasil, bazares de roupas e exposição de produtos culturais da região, além da venda de artesanatos produzidos com materiais recicláveis feito pelos próprios alunos.

Segundo os coordenadores 31 escolas estaduais participaram da feira Foto: Jorge William/ SEE

“A Feira do Jovem Empreendedor é de suma importância para nós alunos, principalmente para aqueles que estão concluindo o ensino médio, pois ela nos proporciona essa interação com o mercado de trabalho, além de apreender na prática como interagir com o público no ambiente de trabalho”, relatou Rodrigo Freitas, aluno do Centro de Educação de Jovens Adultos (CEJA).

A programação, aberta à comunidade em geral, iniciou-se às 17h00 e contou com atrações como apresentações culturais, danças regionais e shows musicais, realizadas por estudantes, professores e coordenadores do evento. Com isso, a feira exibiu artesanatos produzidos pelos alunos dos Centros Socioeducativos como Santa Juliana, Escola Darquinho e Mocinha Magalhães.

O objetivo da feira é promover e instruir o empreendedorismo aos estudantes. Foto: Jorge William/SEE

“Esse evento do jovem empreendedor traz o encerramento de uma longa etapa de estudos, na qual é possível observar tanto o empenho dos nossos professores quanto dos alunos. Dessa forma, nossos educadores buscam auxiliar os alunos nesse processo de ensino e aprendizagem da melhor forma possível, para que eles exponham um excelente trabalho ao público”, comenta a diretora da Escola Estadual Darquinho, Fabiana Rocha.