Torneio

Educação promove 1° torneio de Badminton no Acre

Alunos das escolas da rede pública estadual participam neste último sábado, 30, do 1° Torneio de Badminton do estado do Acre, realizado na escola José Rodrigues Leite. O projeto é desenvolvido por professores de educação física da rede estadual de ensino, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes, com o apoio da Confederação Brasileira de Badminton (CBBD) e União Educacional do Norte (Uninorte).

A competição contou com a participação de alunos das escolas José Rodrigues leite, Primeiro Passo, Sebastião Pedrosa, Lourival Sombra e da escola do município de Assis Brasil, Íris Célia Cabanelas, além da participação da comunidade externa. Dessa forma, participaram do torneio tanto alunos de nível médio quanto de nível fundamental, com idades entre 9 e 17 anos, nas categorias masculino e feminino e, também, categorias para adultos.

A competição contou com a participação de alunos da capital e de outros municípios do estado. Foto: Jorge William/see

De acordo com o professor de educação física, Dyefisson Rogério, um dos coordenadores, participaram ao todo do torneio 21 atletas. “Nosso intuito é incentivar os alunos a conhecer e a ingressar nessa nova modalidade. Além disso, a ideia de implementar esse esporte para os estudantes é para que posteriormente eles possam  participar de campeonatos nacionais e internacionais. Então, esse esporte cria oportunidades para os alunos”, acrescentou o educador físico.

Sendo uma das novidades dos jogos escolares de 2020, o projeto da modalidade esportiva badminton começou a ser desenvolvido nas escolas com os alunos a partir do segundo semestre do ano letivo. “É muito gratificante ver nossos alunos engajados com essa nova modalidade. Além de ser uma novidade nos jogos escolares de 2020, o incentivo a esse esporte é de suma importância, pois cria oportunidade para aqueles estudantes que queiram se aprofundar mais na modalidade”, relatou Simone Cunha, diretora da escola José Rodrigues Leite.

A competição abordou tanto a categoria masculina quanto a feminina. Foto: Jorge William/see

O projeto da modalidade desportiva badminton está sendo desenvolvido tanto nas escolas da capital acreana quanto em escolas de outros municípios do estado. “O badminton é muito interessante. Antes eu não tinha conhecimento de como se jogava, mas depois que conheci pude perceber que é um esporte que você pode praticar suas habilidades de reflexo e coordenação motora. Além disso, ele proporciona oportunidades para nós. Estou ansioso para participar dele nos jogos escolares do ano que vem”, disse Walcir Souza, 15, estudante da escola Íris Célia Cabanelas de Assis Brasil.

Sobre o badminton

É um esporte de origem europeia e asiática que, atualmente, faz parte dos jogos olímpicos e é praticado entre dois ou quatro atletas. Dessa forma, ele é semelhante ao tênis, que usa raquete e está dividido por uma rede, no entanto, ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

O Badminton é um esporte de origem europeia e asiática o qual, atualmente, faz parte dos jogos olímpicos. Foto: Jorge William/see