Educação promove o encontro dos estudantes do projeto Escola sem Drogas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promoveu nesta sexta-feira, 1, o encontro de todos os estudantes que participaram do projeto Escola sem Drogas, no auditório da SEE, durante os turnos da manhã e tarde, com a presença dos personagens do livro Entre Sol e Chuva, Arlem e Laila, e do autor, Filippe Maffra, via web.

O projeto está dentro do programa Leitura e Letramento, associado com a temática de prevenção às drogas, que tem como proposta pedagógica e paradidática capacitar a escola e a família para prevenir o consumo de drogas.

Sofia Batista da escola Dr. Mário de Oliveira se emocionou com a leitura do livro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As palestras que foram realizadas nas escolas tiveram como base o livro Entre Sol e Chuva, romance juvenil do escritor Filippe Maffra baseado em fatos reais, que conta a história de luta e superação dos seus pais, contra a dependência de drogas.

O projeto-piloto atendeu 38 escolas de ensino fundamental, em Rio Branco, com ferramentas objetivas que propõem a busca de soluções viáveis de prevenção e cura. Os personagens conversaram com os alunos e contaram suas experiências com o uso de drogas.

“Achei bem interessante a leitura do livro, a linguagem é bem informal e dá para entendermos a história deles. É muito interessante e nos incentiva a dizer não às drogas. Eu consegui sentir o sofrimento da família, a leitura é muito boa”, comentou Sofia Batista, 15 anos, estudante do 8º ano da escola Dr. Mário de Oliveira.

O autor Fillippe Maffra conversou com a plateia sobre a experiência dos pais com as drogas que o levou a escrever o livro contando suas lutas e superação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O autor Fillipe Maffra, participou do encontro de forma virtual, em um telão, interagiu com a plateia, respondeu as perguntas dos estudantes sobre a experiência que viveu com o problema da droga na família e deixou uma mensagem aos jovens. “O amanhã não está nas mãos dos outros, o amanhã está nas suas mãos”, comentou.

“O livro não retrata nem 50% do que eu, minhas irmãs e meus pais passamos. O livro é muito bonito, mas não foi nada bonito ter que passar por isso na minha vida. Foi muito doloroso, boas escolhas é dizer não para a experiência com o uso das drogas”, declarou o autor, Fillippe Maffra.

Estudantes da escola Cívico Militar Wilson Barbosa declamaram poemas retratando o tema drogas e homenagearam os personagens e o autor com certificados pelas mensagens e ensinamentos aos alunos para não enveredarem ao mundo das drogas.

Alunos da escola Cívico Militar Wilson Barbosa homenagearam os personagens e o autor. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Esse livro veio para agregar a continuidade da transformação dos alunos para que eles não caiam em armadilhas. Nós vamos dar continuidade ao trabalho do livro na escola para que os alunos possam levar a mensagem para suas casas e suas comunidades”, afirmou a professora de artes e religião da escola Clínio Brandão Elizabeth Muniz.

Foram muitas mensagens e depoimentos de professores, gestores e equipe da SEE alertado aos jovens e adolescentes que estavam na plateia quanto ao perigo das drogas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter