novidade

Educação promove o 2º torneio de Badminton no Acre

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes, promoveu na manhã de sábado, 15, o segundo torneio de Badminton do Acre realizado no Ginásio de Esportes Álvaro Dantas.

Participaram da competição estudantes da rede pública de ensino tanto do nível fundamental quanto do médio, nas categorias simples infantil entre 9 e 11 anos, masculino e feminino, simples masculino entre 12 a 17 anos, simples adulto a partir de 18 anos, masculino e feminino, e as duplas mistas de 12 a 17 anos.

O projeto é desenvolvido por professores de educação física da rede estadual de ensino, em parceria com a SEE, por meio do Departamento de Esportes, com o apoio da Confederação Brasileira de Badminton (CBBD) e o Centro Universitário Uninorte.

O segundo torneio de Badminton do Acre foi realizado no Ginásio de Esportes Álvaro Dantas Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

O Badminton ainda é pouco popular no Brasil, mas é uma modalidade que vem ganhando espaço a cada dia. No Acre, além de Rio Branco, se estende hoje às cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. O primeiro torneio aconteceu no mês de novembro e de lá para cá vem conquistando muitos adeptos no Estado.

“Desde o ano passado estamos trabalhando essa modalidade com os alunos da rede pública e dessa forma vem crescendo cada vez mais no estado com ajuda da SEE, do Departamento de Esportes e da Confederação de Badminton, agradeço muito a SEE por ceder o ginásio para realizarmos os jogos,” destacou Dyefisson Rogério de Souza, treinador.

Além de conquistar muitos atletas, o Badminton é uma modalidade de esporte que promove a inclusão de deficientes nas partidas como é o caso do Afonso Nemetala, que é cadeirante, tem limitações de locomoção, passou por treinamento de arbitragem e atuará como juiz de linha, como também alguns auxiliares que participam dos jogos.

Afonso Nemetala passou por treinamento de arbitragem para atuar como juiz de linha Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

Júnior Santiago, chefe do Departamento de Esportes comentou que o Badminton hoje é o esporte que está mais sendo difundido no mundo nos últimos dez anos. “A prática está sendo grandiosa e estamos vendo os alunos na faixa etária até 17 anos cada vez mais praticar e isso é sensacional, hoje estamos coroando com o torneio a nível estadual”, pontuou.

Sobre o badminton

É um esporte dinâmico, de origem europeia e asiática que, atualmente, faz parte dos jogos olímpicos e é praticado entre dois ou quatro atletas. Dessa forma, ele é semelhante ao tênis, que usa raquete, mas ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie que deve passar por cima de uma rede.

“Tentei praticar outros esportes antes, mas não me encaixei bem, enquanto que no Badminton eu me identifiquei logo de cara e já estou praticando há oito meses e não quero mais parar”, comentou Rafael Cardoso, atleta.

Semelhante ao tênis, usa raquete, mas ao em vez de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h. Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.