Educação promove formação para assessores pedagógicos indígenas

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Coordenação de Educação Indígena, realiza por toda esta semana formação pedagógica para assessores técnicos. A formação acontece no auditório da Escola José Rodrigues Leite (Ética), localizada no centro de Rio Branco.

Assessores pedagógicos de 12 municípios participaram da formação. Foto: Stalin Melo

Ao todo, 12 municípios acreanos trabalham com educação indígena. São eles: Assis Brasil, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Santa Rosa, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

Aos assessores, além do credenciamento das escolas indígenas, foram apresentados o projeto político-pedagógico de formação em magistério indígena e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as comunidades. Os debates têm como fundamento a organização do planejamento escolar do segundo semestre.

O professor Carlos Mota, chefe do Departamento Educacional Rural e Indígena, destacou a importância da formação. “É um momento que vale a pena, essa troca de experiências, de conhecimento, pois sabemos o quanto é importante preservar a cultura dos povos indígenas”, afirmou.

Assessores irão replicar formação nas escolas indígenas das suas aldeias. Foto: Stalin Melo

O coordenador de Educação Indígena, Nilo Barreto, disse que será uma semana de intenso trabalho, com representação das escolas e dos 16 povos que compõem a população indígena do estado. “Esses assessores serão replicadores de toda essa proposta pedagógica”, explicou.

Ele destacou que os desafios são grandes, mas que a equipe da SEE está preparada para superar as dificuldades e as limitações. “Temos a oportunidade de nos renovar, de aprender um pouco a cada dia, pois se temos algo a ensinar também temos muito a aprender”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter