Educação promove exposição em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Rio Branco

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e a Cooperativa Social de Saúde Mental Ciranda Samaúma promovem mostra de trabalhos no hall da SEE, na manhã desta sexta-feira, 19, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.

Exposição em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A parceria entre as secretarias e a Cooperativa Social Ciranda Samaúma busca promover a inclusão social e romper com os estigmas e preconceitos ainda associados às pessoas com transtornos mentais, valorizando e estimulando sua autonomia e potencial criativo.

A exposição foi organizada pela equipe técnica da Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar do Servidor, da SEE, com trabalhos do Centro Convivência e Cultura Arte de Ser, que é um dos serviços da Raps, do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD III) e da Cooperativa Social Ciranda Samaúma.

Pinturas, desenhos, artesanatos e outras manifestações artísticas foram exibidas, evidenciando não apenas o talento artístico dos participantes, mas também a importância da expressão criativa como parte integrante do tratamento e da reinserção social.

Paciente do CAPS-AD III. Arte como superação de vulnerabilidade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A Lei da Reforma Psiquiátrica, garante que as pessoas que precisam sejam cuidadas em seu território, e elas podem, sim, receber atenção hospitalar quando em crise, mas existe toda uma rede que se interliga para cuidar e fazer com que os profissionais dialoguem entre si”, explicou a psicóloga da SEE, Márcia Aurélia Pinto.

O CAPS-AD III é um dispositivo da Raps destinado a tratar das pessoas com necessidades em intercorrência do uso de álcool e outras drogas, além de trabalhar com atendimentos individuais. O objetivo principal do centro é o trabalho em grupo e as atividades terapêuticas.

“Os quadros de hoje são produções de um dos nossos pacientes, que hoje vive um momento de superação de vulnerabilidade. Hoje, ele consegue viver do próprio trabalho em decorrência do que foi trabalhado com ele no CAPS-AD”, pontuou Elcileida Andrade, assistente social do Caps.

A exposição evidencia não apenas o talento artístico dos participantes, mas também a importância da expressão criativa como parte integrante do tratamento e da reinserção social. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Cooperativa Samaúma surgiu com o intuito de gerar renda para pessoas que estão em tratamento ou que estão em algum tipo de sofrimento mental. Produz peças personalizadas e produtos feitos à mão, com a arte dos cooperados.

“Nosso intuito maior é que, além de promover ganho terapêutico, possamos gerar uma renda, pois percebemos que algumas pessoas não podiam custear a sua ida até o tratamento, e o nosso foco maior são essas pessoas e sua saúde mental”, destacou a presidente da Cooperativa Social de Saúde Mental Ciranda Samaúma, Yara Bardales.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter