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Educação promove capacitação em ferramentas digitais para uso em ensino a distância

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e Departamento de Inovação, promove projeto de capacitação em ferramentas digitais para uso em ensino a distância (EaD) para professores da rede estadual. São sete oficinas e a inscrição deve ser realizada por meio da plataforma Educ: https://educ.see.ac.gov.br/, no período de 3 a 7 de maio.

As oficinas serão desenvolvidas no período de 10 a 28 de maio, de forma online, com os professores que atuam em todas as escolas da rede estadual de ensino. A carga horária diária será de duas horas, num total de 14 horas, sendo que o professor escolhe o horário do dia em que deverá estudar. O participante será certificado com a carga horária correspondente.

A inscrição se dará por meio da plataforma Educ: https://educ.see.ac.gov.br/, no período de 3 a 7 de maio. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

As atividades serão realizadas por meio de oficinas temáticas com aulas e atividades diversas em tempo real ou não (isto é, com ferramentas consideradas desconectadas do momento real, como e-mail, blog e outros), da forma mais prática e que torne o ensino a distância mais eficaz.

São sete oficinas sobre recursos tecnológicos: Ocam, Google Classroom, Prezi, Microsoft Team, Google Meet, Padlet e Quizizz. Serão abordados os seguintes temas: criação de atividades audiovisuais online; apropriação de tecnologias de webconferências; criação e utilização de turmas de alunos online; utilização de mensageiros eletrônicos para contato com os alunos e utilização de plataforma educacional.

Em cada oficina serão apresentados materiais de apoio, como PDF, vídeos, tutoriais, atividades de exercício e dicas de como se aprofundar em cada oficina, que deverão ser usados pelos participantes como referências em suas atividades pedagógicas a distância.

As oficinas serão desenvolvidas no período de 10 a 28 de maio, de forma online. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

“As oficinas irão dar suporte para o professor, desde a gravação da aula dele, que ele pode disponibilizar depois para o aluno. São ferramentas que auxiliam bastante para o trabalho do professor”, pontuou o chefe da Divisão de Tecnologia, Anderson Melo.

São sete oficinas de recursos tecnológicos: Ocam, Google Classroom, Prezi, Microsoft Team, Google Meet, Padlet e Quizizz. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Embora a formação esteja direcionada aos professores, outros profissionais da Educação que trabalhem na escola e tenham interesse em participar também podem, pois todos estão envolvidos, direta ou indiretamente, com a promoção da aprendizagem.

Os participantes serão avaliados de forma contínua ao longo do estudo de cada oficina, respondendo um questionário disponibilizado no Google Docs, sobre o conteúdo estudado. O preenchimento dessas avaliações servirá para confirmar se o cursista realizou o estudo de todas as oficinas e a partir daí, será feita a certificação.