Educação Profissional otimiza cursos a distância com instalação de laboratórios de informática

A educação a distância tem sido um dos caminhos mais viáveis para alunos e professores nos dias atuais. Ao proporcionar versatilidade de horários para quem trabalha fora o dia todo, a modalidade está sendo incorporada ao cotidiano das pessoas.

É nesse contexto que um recurso, em especial, torna-se essencial: a tecnologia. Por meio dessa ferramenta, pode-se viabilizar a interação entre professor e aluno e colegas de turma, bem como o acesso às salas de aula virtuais e aos conteúdo digitais do curso.

Para dinamizar e informatizar a atuação de sua rede de ensino, o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) elaborou um projeto chamado Laboratórios de Informática para Difusão de EaD na Educação Profissional e Tecnológica do Acre.

A proposta é instalar dez laboratórios de informática em todas as unidades descentralizadas da instituição, como as escolas técnicas e os centros e núcleos de educação profissional e tecnológica. São nessas unidades que os cursos de formação inicial e continuada (FICs) e de habilitação técnica são realizados em diversos eixos tecnológicos por todo o estado.

Apresentação da iniciativa em reunião da gestão com diretorias, departamentos e convidados Foto: Ascom/Ieptec

“Como somos o órgão competente para gerir e executar as políticas de educação profissional no Estado, são necessários investimentos em nossa estrutura tecnológica para nossa devida habilitação como polo de educação a distância”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

A intenção é estruturar laboratórios de informática, viabilizando a educação profissional a distância, otimizando o conhecimento de forma interdisciplinar com informatização, com aquisição de computadores, centro de processamento de dados e servidores licenciados que suportem a capacidade de mídia a ser trabalhada (produção e edição de videoaulas).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter