Educação oferta cursos de empreendedorismo aos alunos de ensino médio de escolas integrais

Alunos do 1º ano do ensino médio da escola estadual Armando Nogueira participaram, nesta sexta-feira, 13, da apresentação de quatro cursos de empreendedorismo, inovação e tecnologia, ofertados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Inovação.

Os cursos ofertados aos alunos têm o intuito de promover e incentivar o ensino empreendedor nas escolas da rede estadual de ensino integral. Ao todo são sete escolas participantes do projeto piloto, que visa qualificar os estudantes para desenvolvimento profissional e para o mercado de trabalho.

Os cursos ofertados aos alunos têm o intuito de promover e incentivar o ensino empreendedor nas escolas da rede estadual de ensino integral Foto: Jorge William/ SEE

Dentre os cursos ofertados estão Triplo X, que consiste em oficinas de eletrônica, manutenção de computadores e robótica. Curso de Mídias Digitais, que abordam oficinas de Youtube e Instagram de forma empreendedora. Oficina de Inteligência artificial e, também, oficina de Modelagem e Design de Objetos, na qual utiliza o biscuit, uma massa modeladora artesanal, que é novidade no mercado do empreendedorismo.

“Esses cursos de empreendedorismos servem como incentivo para os adolescentes ingressarem no mercado de trabalho e saírem do ensino médio com uma formação profissional. Dessa forma, Modelagem e Design de Objetos é um curso que vem ocupando cada vez mais espaço no meio profissional, além de ser uma ótima opção para quem gosta de animes, séries e filmes, pois da para você construir diversos personagens”, relata a empreendedora Vanderleia Aquilan.

Oficina de Modelagem e Design de Objetos, na qual utiliza o biscuit, uma massa modeladora artesanal, que é novidade no mercado do empreendedorismo Foto: Jorge William/ SEE

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação tecnológica da SEE Makllayne Moreira, as oficinas ofertam cerca de 30 vagas para cada curso. “Essa é uma oportunidade de os estudantes escolherem entre os cursos ofertados para agregarem ainda mais conhecimento teórico e técnico aos seus currículos. Nosso objetivo é ensiná-los como iniciar no empreendedorismo, tanto na parte de dar preço nos produtos, quanto na parte na venda desses produtos”, completa o coordenador.

O projeto conta ainda com a parceria de instituições governamentais e não governamentais como a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo(Seet); Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict); Fundação Elias Mansour (FEM); Energisa; FAAO; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Rádio Aldeia.

Dentre os cursos ofertados estão Triplo X, que consiste em oficinas de eletrônica, manutenção de computadores e robótica Foto: Jorge William/ SEE

O projeto é piloto nas escolas de ensino integrais, porém, posteriormente, a SEE em conjunto com as instituições parceiras, planeja ampliar as ações para as demais escolas de ensino médio. Ao todo já são cerca de mil e trezentos estudantes participando das oficinas de empreendedorismo.

“Estou muito ansiosa para participar do curso de Triplo X, porque é uma área que eu gosto e já tenho um pouco de experiência. Além disso, essa oficina é uma oportunidade única para os alunos que assim como eu não tem condições de pagar esse tipo de curso”, relata Anne Kely Silva, estudante do 1º ano do ensino médio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter