Educação lança Jornada de Autocuidado para professores da rede estadual

Foi realizada nesta quinta-feira, 27, o lançamento da Jornada de Autocuidado para professores, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A ação é desenvolvida pelo departamento de Formação e Assistência Educacional por meio do Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar Educacional e enfatiza a importância das práticas de atividades físicas, cuidado com a voz e alimentação, entre outros.

A Jornada de autocuidado faz parte do Projeto Mente Corpo e Voz, idealizado em 2019 pelo Governo do Estado, e tem por objetivo desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção aos agravos da saúde mental dos professores da rede estadual de ensino. Compostas por uma equipe multiprofissional, as atividades integram especialistas nas áreas da psicologia, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, além de nutricionistas e terapeutas.

Jornada de autocuidado disponibilizará aos professores acesso a recursos e ferramentas de apoio emocionais e comportamentais Foto: Mardilson Gomes Ascom/SEE

A equipe elaborou um conjunto de oficinas, que integradas formam a jornada de autocuidado, que disponibiliza aos professores acesso a recursos e ferramentas de apoio emocionais e comportamentais. “Levando em consideração o momento de pandemia que estamos passando, o projeto visa apoiar os professores em várias dimensões, tanto da saúde física quanto mental”, explicou a chefe do departamento de Formação e Assistência Educacional, Lídia Maria Cavalcante.

As ações serão executadas em âmbito intersetorial, pois envolve profissionais lotados em diversos setores da SEE. De início, serão disponibilizadas 100 vagas por ordem de inscrição. “Nós reunimos as equipes de gestores, chefes de departamentos e equipe técnica da SEE para apresentar e incentivar os educadores a participarem desse conjunto de atividades que oferta suporte aos servidores”, salienta Ocimar Leitão, psicólogo do Núcleo de Psicologia da SEE.

Ações serão executadas em âmbito intersetorial, pois envolve profissionais lotados em diversos setores da SEE Fotos: Mardilson Gomes Ascom/ SEE

As oficinas desta edição estarão disponíveis em formato de Ensino à Distância (EAD), e as inscrições podem ser realizadas no período de 1 a 10 de setembro pela plataforma da educação educ.

Oficinas ofertadas na Jornada de Autocuidado

Oficina de manejo de estresse e ansiedade;

Oficina de Escrita terapêutica;

Oficina de Alimentação saudável;

Oficina de Respiração Consciente e Meditação Guiada;

Oficina de Exercícios Físicos;

Respeitando as medidas de distanciamento social, o encontro contou com a presença de equipes gestoras, chefes de departamentos e da equipe setorial da SEE. Foto: Mardilson Gomes Ascom/ SEE

“Nós, enquanto Secretaria de Educação, precisamos valorizar ainda mais nosso educadores e essa prática inclui o cuidado, tanto com a saúde física quanto saúde mental para que, com isso, nós tenhamos um retorno positivo expressados em sala de aula para com nossos alunos”, externou o secretário de Educação, professor Mauro Sérgio Cruz.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest