Na zona rural

Educação entrega escola revitalizada à comunidade de Sena Madureira

Chegar na comunidade Boca do Caeté não é tarefa das mais difíceis. Basta vencer uma balsa, doada há pouco tempo para realizar a travessia do rio. Foi exatamente lá que o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, entregou uma escola completamente reformada e revitalizada neste fim de semana.

Estava acompanhado da coordenadora do núcleo da SEE em Sena Madureira, professora Maria Irlane Diniz, do líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Gehlen Diniz, além de líderes comunitários e vereadores que fizeram questão de prestigiar o evento.

Secretário Mauro Cruz entregou escola revitalizada e anunciou os investimentos do governo na Educação Foto: Stalin Melo

A revitalização é um esforço do governador Gladson Cameli em garantir educação de qualidade para todos os acreanos. Antes, o que era um espaço completamente destruído, com apenas quatro estacas a lembrar uma antiga construção, deu lugar a três salas de aula, refeitório, cantina, rampa de acesso, caixa d’água nova, além de uma cerca.

Tudo isso sem falar que nos próximos dias, seis condicionadores de ar serão instalados garantindo conforto e excelentes condições de aprendizagem para os quase 50 alunos dos turnos da manhã e da tarde que estão no ensino fundamental (anos iniciais), do 1º ao 5º ano.

“A escola havia sido completamente destruída e para a gente é uma satisfação muito grande entregar essa unidade completamente reconstruída para a comunidade. Essa escola é um espaço onde poderão aprender melhor e é isso que a gente pretende continuar realizando: um bom trabalho para levar dignidade para todos os nossos estudantes”, afirmou o secretário.

Governo praticamente construiu uma nova escola para a comunidade Boca do Caeté.
Foto: Stalin Melo

Além da reforma da escola, o secretário aproveitou a oportunidade para dar mais dois presentes do governador Gladson Cameli a todos os alunos da rede pública de ensino. O primeiro é que a partir do ano que vem, os uniformes escolares serão disponibilizados gratuitamente a todos os estudantes da rede e o segundo é reforço da merenda escolar, investimentos que chegarão aos R$ 20 milhões.

Vontade de voltar a dar aulas

Dona Umbelina Pereira está aposentada, mas foi a primeira professora da Escola Anjo da Guarda, que começou a funcionar em 1993 a partir de uma iniciativa de uma das maiores lideranças espirituais de Sena Madureira, o Padre Paolino Baldassari. “Era ele quem coordenava aqui”, lembra.

Depois que viu a escola completamente refeita e revitalizada pelo governo do Estado por meio da SEE, ela disse que a vontade que tem é de voltar a dar aulas. “Eu lembro que a escola era no chão batido, não havia condições e era muito difícil para a gente dar aulas”, disse.

Outros investimentos

Além da Escola Anjo da Guarda, já uma realidade para a comunidade Boca do Caeté, o secretário Mauro Cruz anunciou outros investimentos do governo do Estado na educação, para o município de Sena Madureira.

Outras escolas rurais do município, entre elas a Fábio Bezerra, a Leduína Fernandes, a Madalena Nunes, a Tabatinga, a Santa Ana e a Assis Vasconcelos, serão contempladas com investimentos que somam mais de R$ 730 mil.

Além da Anjo da Guarda, outras escolas da zona rural de Sena Madureira serão revitalizadas.
Foto: Stalin Melo

Sem falar no lançamento da pedra fundamental do Colégio Militar, que será realizada em dezembro e o planejamento da SEE é que as aulas iniciem no início do ano letivo de 2020, garantindo uma escola de qualidade, com ênfase na disciplina e na hierarquia como forma de melhorar a qualidade do ensino.

Ainda de acordo com o secretário Mauro Cruz, a previsão é de que em 2020 seja feito o anúncio da revitalização do Instituto Santa Juliana, inaugurado em 1923, sendo o prédio mais antigo do estado. “São investimentos que pretendemos fazer aqui em Sena Madureira e também em todos os outros municípios porque acreditamos que com Educação a gente vai mais longe”, afirmou.