projeto

Educação e Ufac alinham parceria para construção de novo Colégio de Aplicação

O secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), professora Guida Aquino, e o deputado federal Alan Rick estiveram reunidos no final da manhã desta sexta-feira, 18, para alinhar parcerias sobre a construção de um novo Colégio de Aplicação.

O alinhamento entre as instituições e o parlamentar é necessário porque os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) não podem ser repassados diretamente à Ufac. Dessa forma, os representantes definiram sobre a cessão de um terreno ao Estado para que a parceria possa ser concretizada.

A ideia é que o novo Colégio de Aplicação fique dentro do próprio campus da Ufac. Assim será realizado um terno de cessão por 20 anos. Depois, ao final da construção do novo prédio, o governo do Estado, por meio da SEE, fará um termo de cessão de gestão para a Ufac.

Secretário Mauro Cruz, reitora Guido Aquino e deputado Alan Rick alinharam a parceria para a construção do novo colégio Foto: Stalin Melo/SEE

No encontro, eles também alinharam sobre o projeto da nova escola a ser enviado ao FNDE. O secretário Mauro Cruz informou que já existem projetos aprovados com espaços de 6, 10 e até 12 salas de aulas que podem contemplar as necessidades do novo colégio.

“Aceitamos esse desafio porque a Ufac sempre foi um apoio importante para todos os nossos projetos e sempre tivemos a nossa universidade como referência para a educação do nosso estado”, argumentou o secretário.

O deputado federal Alan Rick, que inclusive debate na Câmara sobre o novo Fundeb que será implementado a partir do ano que vem, se colocou à disposição, com a liberação de recursos de emenda parlamentar, para que o novo colégio seja uma realidade aos alunos.

“De nossa parte garantimos os recursos para que essa obra seja realizada, uma vez que o Colégio de Aplicação é uma escola tradicional de nossa cidade e merece um novo espaço”, afirmou.