Educação e TRE levam cidadania e informações sobre o processo eleitoral a estudantes

Uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Assessoramento Escolar, ligada ao Departamento de Gestão de Redes, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, leva cidadania e informação aos estudantes da rede estadual de ensino.

O projeto Jovens pela Democracia tem como objetivo garantir, por meio de palestras, o direito dos alunos, sobretudo ao voto, visando garantir a democracia e a legitimidade do processo eleitoral, fortalecendo, no adolescente, a consciência da participação política de modo geral.

Nesta quinta-feira, 28, um encontro foi realizado com os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) no auditório do Palácio da Justiça, localizado no centro de Rio Branco. Até o dia 4, quarta-feira, prazo final do alistamento eleitoral, outras escolas também serão visitadas.

Palestra abordou a importância da participação do jovem nas eleições. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para a responsável pela Divisão de Assessoramento Escolar da SEE, Alyne Brandão, trata-se de um projeto voltado para adolescentes a partir de 15 anos que até a data das eleições (2 de outubro) já terão direito ao voto. “Nessa palestra, se fala sobre a importância do voto, sobre o alistamento eleitoral e também sobre o sistema eleitoral, para que os alunos possam exercer a cidadania com mais consciência”, explicou.

Alyne destacou a receptividade das escolas ao projeto. Esta semana já foram ministradas palestras aos estudantes das escolas Padre Carlos Casavecchia, no bairro Xavier Maia, e Lourival Pinho, na Cidade Nova. Nesta sexta-feira, 29, o encontro será na Escola Glória Perez. Ao todo, serão nove escolas atendidas na capital.

Alunos do Ceja lotaram o auditório do Palácio da Justiça para saber mais sobre o processo eleitoral. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Com o retorno das atividades presenciais nas escolas, conseguimos realizar essa importante parceria com o Tribunal Eleitoral e hoje, aqui no Palácio da Justiça, estamos recebendo um público de alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos bastante expressivo”, destacou Alyne.

Já para a secretária da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Ana Cátia de Andrade, a palestra com estudantes ajuda a levar a conscientização política para os jovens, para que entendam a importância do voto, o poder que têm nas mãos e saibam utilizar esse poder.

“Estamos apresentando para o nosso público-alvo um pouco da nossa história, quem é a Justiça Eleitoral e o que faz. É uma palestra com temas atuais, sobre as urnas eletrônicas, como acontece a votação, como fazemos e como se divulga o nosso trabalho”, afirmou.

Quem gostou do evento foi a estudante Elissandra Feitosa, que cursa o módulo III do ensino médio. “Achei muito importante, porque as pessoas não têm muita informação e as informações que eles passaram são fundamentais; como votar, como escolher bens seus candidatos”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter