Educação e Emater retomam programa Horta na Escola

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Acre retomaram nesta segunda-feira, 20, os entendimentos para a viabilização do projeto Horta na Escola, idealizado no ano passado e que não foi colocado em prática ainda devido à pandemia do coronavírus.

O secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE) e o diretor-presidente da Emater/Acre, Valter José da Silva, o Valtim, reuniram-se com as equipes técnicas para debater sobre o resgate do programa, cujo piloto deverá iniciar no retorno das aulas presenciais, no mês de setembro.

SEE e Emater debatem retorno do Programa Horta na Escola Foto: Stalin Melo

No primeiro momento, a ideia é executar o programa, ainda que de forma experimental, em pelo menos dez escolas, sobretudo rurais, de Rio Branco. Deverão ser contempladas a Major João Câncio, localizada no km 80 da Transacreana (AC-90), a Cláudio Augusto Monteiro, também na Transacreana e a Santo Antônio, no Belo Jardim, além de escolas na Cidade do Povo e no São Francisco.

A partir de 2021, com o início do ano letivo, o programa será implantado em outros municípios. Pela proposta, a SEE entra com a parte estrutural a fim de viabilizar as hortas e a Emater com os técnicos e o pessoal especializado para dar suporte nas escolas.

Para o secretário Mauro Cruz, é fundamental que o programa seja realizado, sobretudo nas escolas de ensino fundamental, anos iniciais. “As hortas são mais valorizadas entre as crianças, que irão adquirir o aprendizado desde cedo”, afirmou.

A partir do ano que vem, o programa deverá ser iniciado pela João Câncio. “Será uma escola vocacionada para a técnica-agrícola, mas teremos outras escolas vocacionadas, como a de línguas e de TI [tecnologia da informação], além de escolas voltadas para a formação de desportistas”, disse o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter