A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Inovação, realizou nesta terça-feira, 17, mais uma edição da Mostra Viver Ciência Itinerante, desta vez no município de Plácido de Castro. A edição foi realizada na escola José Francisco da Silva.
Além dela, participaram também as escolas João Ricardo de Freitas, Manoel Barros, São Luiz Gonzaga, Flávia Barros Pimentel e Franklin Roosevelt.
Os núcleos de Automação e Robótica Educacional (Nare), de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA), de Incentivo ao Conhecimento (NIC) e de Tecnologias Educacionais (NTE), também levaram diversas ações para a mostra, como o óculos de realidade virtual, além de diversos jogos educacionais.

O chefe do Departamento de Inovação, professor Anderson Melo, explicou que a mostra visa explorar e descobrir talentos na área científica entre os alunos das escolas por meio de diversos projetos que são desenvolvidos.
“Estamos na 11ª edição da Viver Ciência e aqui em Plácido de Castro é a terceira edição e a nossa equipe já tem todo um planejamento pronto para as próximas edições nos municípios e é importante a participação dos nossos mais diversos núcleos porque os alunos ficam conhecendo o nosso trabalho”, disse.
O núcleo de incentivo ao conhecimento, por exemplo, levou o óculos de realidade virtual e o núcleo de matemática, segundo Anderson Melo, levou um conjunto de jogos matemáticos que envolve desde a parte da abstração até a lógica matemática.

“A divisão de tecnologias, que trabalha com aspecto da segurança digital, trouxe uma abordagem com os tablets, produto inclusive que foi entregue pelo nosso secretário Aberson Carvalho com a iniciativa do nosso governador Gladson Camelí para todas as nossas escolas”, explicou.
Durante a mostra também estão expostos trabalhos relacionados à educação ambiental, cujos projetos serão escritos e apresentados durante a 6ª Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. “Essa é uma iniciativa desenvolvida pela Divisão de Educação Aambiental, que faz parte do nosso departamento”, destacou.
Além disso, alguns trabalhos apresentados nos municípios tem a possibilidade de expor projetos também durante a mostra Viver Ciência em Rio Branco, que será realizada entre os dias 18 e 19 de novembro deste ano. “Os melhores trabalhos serão elencados para participar desse grande evento em Rio Branco”, disse.
Meio Ambiente
A Mostra Viver Ciência Itinerante de Plácido de Castro trouxe um conjunto de projetos ligados ao meio ambiente. É o caso de um trabalho sobre os igarapés da comunidade Triunfo feito pelos alunos do ensino fundamental da escola Flávia Barros Pimentel. “São igarapés que ajudam a nossa comunidade”, explicou a aluna Ryanna do Nascimento.
Já o trabalho “Floresta, solo e água: a vida que corre invisível no subsolo” foi elaborado pelos alunos do ensino médio da escola São Luiz Gonzaga. O trabalho tem o objetivo de interligar a questão da proteção dos mananciais e demonstrar os aquíferos e os rios invisíveis.

Entre esses rios está o Hamza, que inicia no Acre e se conecta com o oceano Atlântico, percorrendo um total de 6 mil km e tem uma profundidade média de 4 km. “Esses rios invisíveis são importantes porque protegem os lençóis freáticos”, explica a aluna Andressa Carolina da Silva Moraes.
Os alunos da escola Manoel Barros, na rodovia AC 475, ramal Novo Horizonte, levaram dois trabalhos. Um sobre a eletricidade vegetal, cujo objetivo é demonstrar que alguns alimentos são capazes de gerar energia, e outro sobre a importância das plantas e sua conservação, este realizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Planetário
Nesta edição da Mostra Viver Ciência em Plácido de Castro, o Departamento de Inovação levou como atração aos participantes, o planetário, uma experiência que tem como objetivo mostrar aos alunos o sistema solar, os planetas, as estrelas, além de tudo o que existe no universo.

O estudante Pedro Jorge Alves da Silva, do 6º ano da escola Flávia Barros Pimentel, considerou a experiência do planetário maravilhosa. “Gostei muito [do planetário], foi muito bom, gostei demais quando vi os anéis de saturno e aprendi sobre as estrelas e os planetas”, disse.
Outro aluno da escola Flávia Barros Pimentel que afirmou gostar da experiência de conhecer o planetário foi Marcos Calleb Ferreira da Silva. “Achei uma experiência única. Se tiver oportunidade, quero voltar mais vezes para ver os planetas, as estrelas, os asteróides, tudo”, afirmou.