inovação

Educação debate com parceiros criação de um centro de tecnologia

O pontapé inicial foi dado. O governo do Estado, juntamente com parceiros importantes, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Federação das Indústrias (Fieac) alinham a construção do primeiro centro de tecnologia do Acre.

Uma primeira reunião foi realizada no final da manhã desta sexta-feira, 5, na sala de reuniões do gabinete do secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE), que contou com a participação do presidente do TCE, conselheiro Ronald Polanco, do procurar Sammy Barbosa (MPE) e do presidente da Fieac, José Adriano da Silva.

No encontro, o secretário Mauro Cruz apresentou as escolas vocacionadas, cinco no total, que funcionarão a partir de maio deste ano, quando iniciar o ano letivo. Entre elas, uma de Tecnologia da Informação (TI), que funcionará no Colégio Barão do Rio Branco (Cerb).

Educação e parceiros debatem criação de centro de tecnologia. Foto: Stalin Melo

Mas a ideia do encontro com os representantes é criar um centro de difusão de tecnologia. Outros parceiros também serão chamados para participar da criação, como a Ufac e o Sebrae. Um terreno da Fieac, localizado no Distrito Industrial, foi disponibilizado para a criação do espaço de conhecimento.

“Nesse momento tão importante que estamos vivendo, a gente precisa de um espaço desse para oferecer à nossa juventude a possibilidade de formação nesse mundo das tecnologias”, afirmou o secretário Mauro Sérgio.

Se por um lado a escola vocacionada será destinado à formação técnica de alunos da rede estadual, o centro terá a possibilidade, de acordo com as primeiras tratativas, de receber alunos e jovens também fora da rede de ensino. “Será um espaço aberto para que toda a comunidade possa se capacitar”, lembrou o secretário.

O futuro centro de tecnologia se agregará, de acordo com Mauro Cruz, aos já existentes centro de línguas e centro de gastronomia, este localizado no bairro Cidade do Povo. “Será um centro formado a partir de parceiros como o TCE, o MPE, a Fieac e de todos aqueles que queiram também fazer parte dessa parceria”, frisou o secretário de Educação.