Educação certifica alunos da Escola Heloísa Mourão Marques em curso de informática

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rio Branco, certificou na tarde desta terça-feira, 24, 87 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Heloísa Mourão Marques (HMM) no curso de informática básica.

O curso teve duração 40 horas/aulas e aproximadamente seis meses. Isso porque, de acordo com o chefe da Divisão de Tecnologia Educacional, Rarismar Bezerra, as aulas aconteciam uma vez por semana. “Esse curso de informática o NTE oferece para os alunos da rede e também para a comunidade, embora aqui na escola tenha sido ofertado apenas aos estudantes”, explicou.

O curso de informática básica contempla noções de Word, Excel, Power Point, além de navegação segura na internet e o uso do Windows. No Heloísa Mourão Marques eram 4 turmas pela parte da manhã e 4 turmas na parte da tarde.  As aulas aconteciam no laboratório de informática.

Certificação dos alunos aconteceu no auditório da Escola Foto: Mardilson Gomes

Até o ano passado, o NTE servia apenas aos professores. Este ano, segundo Rarismar, começou a atender também os estudantes. Por isso, em Rio Branco, os cursos ofertados tanto no HMM como na Escola Neutel Maia foram pilotos e a expectativa é aumentar a oferta a partir do ano que vem.

Ainda este ano, o NTE de Rio Branco irá oferecer o curso de informática básica aos estudantes do Colégio Acreano. Lá ele acontecerá em um mês porque as aulas serão diárias. Na Escola Santo Izidoro, em Senador Guiomard, está tudo certo para que o curso seja ofertado, assim como na Escola São João Batista, no Bujari.

Secretário Mauro Cruz: “agora o NTE atende também aos alunos” Foto: Mardilson Gomes

Além de Rio Branco, os outros cinco NTEs já realizaram cursos de informática básica. Em Sena Madureira, já foram formados mais de 200 alunos, inclusive dentro da Reserva Extrativista Cazumbá. Em Acrelândia, outros 200 alunos já foram certificados, em Brasileia mais de 40 alunos, em Tarauacá mais de 80 e em Cruzeiro do Sul, mais de 100 alunos já concluíram o curso.

De acordo com Rarismar, até o mês de novembro a SEE estará ofertando o curso para estudantes da rede de ensino no município de Santa Rosa do Purus. “Lá, por se tratar de um município de difícil acesso, estaremos ofertando a carga horária em uma semana para os alunos”, explicou.

O secretário Mauro Sérgio Cruz, que é ex-diretor da escola Heloísa Mourão Marques, disse durante a entrega dos certificados que a escola é uma referência de ensino e que o NTE deixou de atender apenas aos professores. “Hoje, temos um NTE que está nas escolas, atendendo aos alunos e é para isso que estamos trabalhando, pois os alunos são o nosso foco principal”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter